A tecnologia tem transformado o formato das aulas do Colégio UNIFEBE, mas não são só os estudantes que têm aprendido de um jeito diferente. Carlos Alberto Rockenbach é pai do aluno Thiago Gabriel Conti Rockenbach, do Terceirão, e desde a retomada das atividades em take-home, tem acompanhado a nova forma de estudar do filho durante a quarentena.
De acordo com Carlos Alberto, a iniciativa de repassar os conteúdos por meio de videoconferência, preenche beneficamente um período que seria ocioso sem as aulas, e apesar de os alunos perderem um pouco do contato real entre si, o aspecto positivo tem sido o desenvolvimento da concentração para o período de estudos em casa.
“Meu filho está aprendendo, também discute as aulas conosco e pesquisa os assuntos na internet, buscando exercícios relativos a cada matéria. O Colégio UNIFEBE avançou ao criar e incrementar um sistema remoto de ensino, no intuito de estabelecer alternativas à pandemia. Foi mais um acerto, adicional, ter matriculado meu filho nesta instituição e somos gratos por dispormos desta oportunidade”, frisa Carlos Alberto.
Para o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Claudemir Aparecido Lopes, esse retorno dos pais é resultado do compromisso da instituição com o ensino de qualidade. “O Ensino Médio é uma fase muito importante na vida escolar dos estudantes, por isso nos preocupamos em manter as aulas no formato take-home com a mesma qualidade das nossas aulas presenciais. Temos recebido muitas mensagens de pais e alunos que estudam junto, e descobriram nesse novo formato uma forma dinâmica e interativa de aprender”, ressalta Claudemir.
Aulas take-home
O método criado pelo Colégio UNIFEBE e pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) visa que o estudante continue, diariamente, no horário de aula, em contato com o professor e os conteúdos das disciplinas, por meio de plataformas digitais.
O Moodle tem sido a plataforma básica, onde são postados materiais de apoio, enquanto os professores usam diversos outros serviços e aplicativos, como o Hangouts Meet (Google Meet), Facebook, WhatsApp e Instagram, para se manterem conectados com os alunos, durante o período de aulas não presenciais.
Mesmo com o retorno positivo dos pais e alunos, o método será utilizado apenas durante a quarentena. Assim que a pandemia passar, e quando todos puderem frequentar as salas de aula, as aulas presenciais serão retomadas pela instituição.