Atividades realizadas no Clube de Debates do Colégio UNIFEBE serão utilizadas como ferramenta de ensino-aprendizagem em disciplinas da matriz curricular dos alunos. A iniciativa foi dos professores Guilherme Augusto Hilario Lopes e o professor Luiz Deschamps, nas disciplinas de História e Literatura, com as turmas do 2º ano.
Um exemplo de como os debates podem auxiliar os alunos na fixação de conteúdo foi o do tema Proclamação da República. Ao se prepararem para debater, os alunos tiveram que se aprofundar ao máximo no tema, já que os grupos foram formados por meio de sorteio realizado momentos antes do início do evento. O professor Luiz Deschamps revela que houve um grande engajamento dos alunos na atividade. “Foi uma experiência muito positiva. Todos os estudantes estavam atentos aos colegas e aos argumentos para poderem ter um bom desempenho ao debater e aprenderem sobre um tema histórico de uma forma diferente dos métodos convencionais. A atividade despertou um interesse, inclusive, de alunos de outras turmas, que solicitaram que fossem feitos debates também em suas aulas”, relata o professor Deschamps.
A ideia dos debates está de acordo com a proposta do Novo Ensino Médio de atender às necessidades e expectativas dos estudantes, sendo um período de formação no qual haja maior engajamento e protagonismo estudantis. Nessa ótica, procura desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para que os jovens possam ser capazes de lidar com as adversidades e desafios da vida de forma responsável, sustentável nas suas várias dimensões. Já existem conversas com professores de outras disciplinas para a realização de atividades similares.
De acordo com o professor Leonardo Ristow, diretor do Colégio UNIFEBE, o fomento da cultura dos debates na instituição auxilia os estudantes em vários aspectos. “O debate está presente em nossa sociedade e, assim estamos preparando nossos estudantes como cidadãos. Além disso, isso faz com que os alunos tenham uma capacidade maior de síntese e organização de suas ideias, o que pode ajudá-los numa redação, por exemplo, ou até mesmo em outras disciplinas”, avalia o diretor.
As discussões também permitem que os alunos aprimorem a capacidade de argumentação, a oratória, a formação da opinião própria, equilíbrio emocional e o estímulo do pensamento crítico. Para o estudante Gabriel Wanka, a atividade serviu para compreender melhor o tema estudado em sala de aula. “É uma forma criativa e diferente de aprender. Espero que existam outros debates como esse em outras disciplinas”, se entusiasma o jovem.