08 de setembro de 2022

Trabalhos de alunos do Colégio UNIFEBE são premiados na 23ª Feira Regional de Matemática

Estudantes participarão da etapa estadual da feira, que será realizada em outubro, em Timbó

Dois trabalhos de alunos do Colégio UNIFEBE foram premiados na 23ª Feira Regional de Matemática, realizada na instituição na última semana. O projeto “Análise Referente ao Asteroide”, dos alunos Fernanda Lira e Miguel Floriane Amorim, que foi premiado entre os destaques e representará o colégio na etapa estadual da feira, em outubro, em Timbó e o projeto “Produção de Vinhos”, das estudantes Tainá Klabunde Floriani e Ana Flávia Guedert, que recebeu menção honrosa na premiação.

De acordo com a professora de Matemática do colégio, Simone Sobiecziak, os resultados obtidos na feira são fruto de muito empenho e dedicação dos alunos. “Já esperávamos que algum dos nossos trabalhos seriam premiados, pois ficaram excelentes. A experiência de participar da feira desenvolveu algumas competências nos estudantes como capacidade de argumentação oral e a inserção no meio acadêmico. Tudo isso contribui muito para suas formações”, revela a docente.

A expectativa, agora, é de desempenhar um bom papel na etapa estadual da feira. Para isso, alunos e professora já se preparam para a próxima fase. “Vamos levar em consideração o que foi observado pelos avaliadores para aprimorar o trabalho e buscar uma classificação para a etapa nacional, o que seria um feito histórico para o Colégio UNIFEBE. É muito satisfatório poder ver os alunos se destacando e surpreendendo a todos com projetos e apresentações de excelência”, elogia a professora Simone.

A estudante Fernanda Lira revela que recebeu com surpresa e felicidade a premiação do trabalho. “Espero que possamos aperfeiçoar nosso trabalho ainda mais na etapa estadual, colocando o nome do Colégio UNIFEBE no lugar mais alto possível. A professora Simone nos apoiou muito no desenvolvimento do projeto e nos dedicamos bastante para que as coisas saíssem da melhor forma possível. Foi uma conquista muito importante para nós”, entusiasma-se a aluna.

Miguel também não conseguiu esconder a surpresa e a satisfação ao ouvir seu nome no anúncio dos trabalhos premiados. “É um momento que ficará marcado em minha vida. Esperamos melhorar ainda mais o nosso trabalho para a feira estadual, pois será uma experiência incrível”, projeta o jovem.

O trabalho destaque

O trabalho desenvolvido por Fernanda e Miguel aborda o asteroide “16 Psyque”. A inspiração para o tema do projeto veio do filme “Não Olhe Para Cima”, lançado no ano passado e que conta a história de um astro muito valioso. A dupla fez algumas pesquisas e descobriu a existência de um asteroide muito parecido com o do filme, que é fictício.

Na apresentação, os alunos buscaram falar sobre a localização, o tamanho e o motivo pelo qual o asteroide é avaliado em uma quantia de 10 mil quatrilhões de dólares. Após a contextualização, foram apresentadas duas tabelas, nas quais indicavam o valor do astro convertido na cotação das quatro principais moedas de fluxo comerciais, correspondentes aos meses de março e agosto. Próximo à feira, os alunos compararam os valores atuais para verificar se houve valorização ou desvalorização das moedas em relação ao dólar.

Também foi explorada a questão financeira e a viabilidade para o Brasil investir nesse tipo de tecnologia. A conclusão do trabalho foi que a mineração de asteroides, apesar de ser uma realidade ainda distante, um dia irá acontecer e que trará riqueza para o planeta.

UNIFEBE e Colégio UNIFEBE passam a integrar a Rede de Segurança Escolar
Colégio Universitário