Na manhã da última quarta-feira (16), os alunos do 2º ano do Colégio UNIFEBE apresentaram o resultado das reportagens e podcasts criados por eles, nas disciplinas de Geografia e Língua Portuguesa. Os temas abordados nas apresentações foram as questões demográficas, como Taxa de Mortalidade e Natalidade e índices de desenvolvimento, comparando a realidade em países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Os assuntos trabalhados foram selecionados pelos próprios estudantes, que conciliaram a produção das reportagens nas aulas de Língua Portuguesa, ministrada pela professora Suy Mey Schumacher Moresco, com a busca dos dados nas aulas de Geografia, da professora Tatiane Marques Moresco. Em um segundo momento, os alunos gravaram um podcast, com os resultados da reportagem e ainda puderam emitir suas opiniões e observações sobre o tema.
Experiência enriquecedora
A professora de Geografia, Tatiane Marques Moresco, considera que a apresentação dos trabalhos também é uma forma de os estudantes se desenvolverem e terem contato com a graduação desde o ensino médio. “Pedimos que eles sugerissem propostas de intervenção para os problemas exibidos, sobre os quais eles tiveram a oportunidade de realizar uma análise. O fato de apresentarem em frente a colegas e professores foi uma experiência muito enriquecedora. Quanto mais os alunos tiverem acesso a esse tipo de proposta, mais eles desenvolverão, inclusive, valores para a vida, como respeitar quem está apresentando e de se colocar na posição do colega. Trabalhos assim sempre favorecem o estudante para além do conteúdo”, assegura Tatiane.
A aluna Maria Cecília Martins Fidelis afirma que foi a primeira vez que participou de um podcast e a reportagem foi uma prática interessante para o desenvolvimento do ensino nas disciplinas. “Aprendemos porque um país é mais desenvolvido que o outro. Há questões econômicas, sociais e históricas que interferem. Comparamos o Brasil, por ser nosso país, com outros países da América do Sul e da Europa. Assim, tivemos mais informações sobre nosso cotidiano e também sobre outras realidades”, enfatiza Maria Cecília.
Claudemir Aparecido Lopes, diretor do Colégio UNIFEBE, formou parte da banca avaliadora dos trabalhos. “Há vários pontos a serem destacados, como o conhecimento adquirido por meio da pesquisa sendo socializado com os colegas e o exercício da iniciação científica. Outro ponto relevante foram os dados estatísticos trazidos pelos estudantes, em que eles puderam ter uma visão mais ampla, trabalhando também a questão emocional, com a apresentação dos trabalhos diante de uma banca e dos colegas, o que foi um desafio para os alunos”, comenta o diretor, parabenizando a qualidade dos trabalhos desenvolvidos com o auxílio das professoras.
Além do professor Claudemir, também foram avaliadores das apresentações o coordenador dos cursos de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico da UNIFEBE, professor Thiago Santos, as professoras das disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia e a jornalista da Assessoria de Comunicação Social da instituição, Olga Luisa dos Santos.