notícias colégio
Notícias
18 de junho de 2021
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Reportagens e podcasts criados por alunos do 2º ano são apresentados para banca avaliadora

Atividade possibilitou interação entre as disciplinas de Geografia e Língua Portuguesa

Na manhã da última quarta-feira (16), os alunos do 2º ano do Colégio UNIFEBE apresentaram o resultado das reportagens e podcasts criados por eles, nas disciplinas de Geografia e Língua Portuguesa. Os temas abordados nas apresentações foram as questões demográficas, como Taxa de Mortalidade e Natalidade e índices de desenvolvimento, comparando a realidade em países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Os assuntos trabalhados foram selecionados pelos próprios estudantes, que conciliaram a produção das reportagens nas aulas de Língua Portuguesa, ministrada pela professora Suy Mey Schumacher Moresco, com a busca dos dados nas aulas de Geografia, da professora Tatiane Marques Moresco. Em um segundo momento, os alunos gravaram um podcast, com os resultados da reportagem e ainda puderam emitir suas opiniões e observações sobre o tema.

Experiência enriquecedora

A professora de Geografia, Tatiane Marques Moresco, considera que a apresentação dos trabalhos também é uma forma de os estudantes se desenvolverem e terem contato com a graduação desde o ensino médio. “Pedimos que eles sugerissem propostas de intervenção para os problemas exibidos, sobre os quais eles tiveram a oportunidade de realizar uma análise. O fato de apresentarem em frente a colegas e professores foi uma experiência muito enriquecedora. Quanto mais os alunos tiverem acesso a esse tipo de proposta, mais eles desenvolverão, inclusive, valores para a vida, como respeitar quem está apresentando e de se colocar na posição do colega. Trabalhos assim sempre favorecem o estudante para além do conteúdo”, assegura Tatiane.

A aluna Maria Cecília Martins Fidelis afirma que foi a primeira vez que participou de um podcast e a reportagem foi uma prática interessante para o desenvolvimento do ensino nas disciplinas. “Aprendemos porque um país é mais desenvolvido que o outro. Há questões econômicas, sociais e históricas que interferem. Comparamos o Brasil, por ser nosso país, com outros países da América do Sul e da Europa. Assim, tivemos mais informações sobre nosso cotidiano e também sobre outras realidades”, enfatiza Maria Cecília.

Claudemir Aparecido Lopes, diretor do Colégio UNIFEBE, formou parte da banca avaliadora dos trabalhos. “Há vários pontos a serem destacados, como o conhecimento adquirido por meio da pesquisa sendo socializado com os colegas e o exercício da iniciação científica. Outro ponto relevante foram os dados estatísticos trazidos pelos estudantes, em que eles puderam ter uma visão mais ampla, trabalhando também a questão emocional, com a apresentação dos trabalhos diante de uma banca e dos colegas, o que foi um desafio para os alunos”, comenta o diretor, parabenizando a qualidade dos trabalhos desenvolvidos com o auxílio das professoras.

Além do professor Claudemir, também foram avaliadores das apresentações o coordenador dos cursos de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico da UNIFEBE, professor Thiago Santos, as professoras das disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia e a jornalista da Assessoria de Comunicação Social da instituição, Olga Luisa dos Santos.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

comunicacao.gestao@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Colégio UNIFEBE é campeão do Hackathon Shift Smart Cities 2022
Empreendedorismo

Colégio UNIFEBE é campeão do Hackathon Shift Smart Cities 2022


27 de setembro de 2022
Colégio UNIFEBE oferta Bolsa Integral para alunos do Ensino Médio
Destaque

Colégio UNIFEBE oferta Bolsa Integral para alunos do Ensino Médio


24 de outubro de 2022
Elementos culturais argentinos e ingleses são apresentados na Feira de Línguas do Colégio UNIFEBE
Destaque

Elementos culturais argentinos e ingleses são apresentados na Feira de Línguas do Colégio UNIFEBE


15 de agosto de 2022