A 11ª edição do “Conversa com Empreendedor”, a última do ano, recebeu a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz e a pró-reitora de Pós-Graduação, Extensão e Cultura (Proppex), professora Edineia Pereira da Silva. O diálogo com os estudantes do 1º ano do Colégio UNIFEBE foi uma verdadeira aula sobre a história do município e serviu para que os alunos compreendessem melhor o contexto da cidade e da região em relação ao empreendedorismo.
O prefessor Odair José Groh, mentor do projeto, mostra-se satisfeito com o primeiro ano do “Conversa com Empreendedor” e já planeja o seu aprimoramento e a expansão para os próximos anos. “Fechamos com chave de ouro, tivemos ao todo, 11 empreendedores de nossa cidade que souberam expandir seus negócios. As professoras Rosemari e Edineia agregaram muito contextualizando os alunos sobre a origem do empreendedorismo na nossa região. Estudamos muito as habilidades do empreendedor de hoje, mas nada melhor que buscar na história como tudo começou. Esse projeto foi desenvolvido em médio e longo prazo. Nos próximos anos, todo nosso ensino médio terá essas atividades, que neste ano foram desenvolvidas com o primeiro ano”, comenta o professor, também conhecido como “Grega”.
Uma das palestrantes, a professora Rosemari Glatz revela que o objetivo da apresentação foi trazer uma retrospectiva e construir uma conexão com a história do empreendedorismo na cidade. “Foi uma forma de contextualizarmos o porquê de hoje termos tantos empreendedores em nossa cidade e região, de saber como tudo começou, conhecermos nossa história, valorizar a importância do associativismo e continuarmos o legado de nosso povo, que é muito aguerrido, criativo e empreendedor. Acredito que essa sequência de conversas que os alunos tiveram com diversos profissionais irá fazer a diferença em suas vidas”, elogia a reitora da UNIFEBE.
Para a aluna Isabela Passos, a atividade foi um momento para conhecer melhor a história de Brusque. “Achei muito interessante saber um pouco mais sobre como as coisas mudaram, seja as construções, as ruas, ou os costumes. Foi importante saber um pouco da origem da nossa cidade e o quanto ela é importante para o setor têxtil”, afirma a estudante.
Conteúdo é diferencial da instituição
Desenvolver competências empreendedoras para que os estudantes se tornem protagonistas do seu próprio futuro é o principal objetivo do projeto interdisciplinar, criado pelo Colégio UNIFEBE. Com uma programação pensada para trabalhar habilidades pessoais, profissionais e psicológicas, que transcendem os conteúdos abordados em sala de aula, o projeto foi fundamentado na lógica do Novo Ensino Médio, que dentre tantas mudanças, flexibilizou o currículo escolar.
O diretor do Colégio UNIFEBE, professor Claudemir Aparecido Lopes, considera que a vinda dos profissionais é uma oportunidade para que os alunos sempre aprendam algo novo. “Esse conteúdo na matriz curricular é um diferencial da nossa instituição. Esses profissionais inspiram os alunos com suas histórias para traçar sua própria trajetória empreendedora, seja ela na vida pessoal ou profissional. Com o projeto interdisciplinar de empreendedorismo nossos alunos sairão do Ensino Médio com um novo olhar sobre suas carreiras profissionais. Será uma forma de mostrarmos aos nossos alunos o potencial que eles têm para fazer algo inovador, tudo isso utilizando toda a estrutura universitária que o Colégio UNIFEBE proporciona”, reforça Claudemir.
Além das edições do “Conversa com Empreendedor”, os alunos participaram de mini oficinas semanais sobre os mais variados temas, sempre relacionadas ao empreendedorismo.