A adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizado por diversas mudanças físicas, psicológicas, emocionais, sexuais e sociais e pelos esforços dos jovens em alcançar os objetivos relacionados às expectativas culturais da sociedade em que vivem.
Diante da importância do tema, a professora Luzia Meurer de Miranda, psicóloga do Colégio UNIFEBE, desenvolveu o projeto “Estou me cuidando? Autocuidado na adolescência”, com o objetivo de proporcionar espaços de discussão e reflexão com os estudantes sobre o valor do autocuidado na escola. Além dos momentos de conversa com a professora Luzia, os alunos também interagem com a também psicóloga Eduarda Paloschi e o professor Paulo Roberto Bastos Ribeiro, de Biologia.
De acordo com a professora Luzia, ao debater, discutir, esclarecer e tirar dúvidas sobre a temática do autocuidado, o colégio faz com que os estudantes se sintam incluídos, vistos e cuidados pela instituição, podendo, assim, contribuir para o aperfeiçoamento das relações interpessoais. “A adolescência começa com as reações psicológicas do jovem a suas mudanças físicas da puberdade e se prolonga até razoável resolução de sua identidade pessoal”, garante a professora Luzia.
A aluna Ana Mayra Kohler, do Terceirão, ressalta a importância do projeto. “Esses encontros são muito enriquecedores, muitos adolescentes não têm um lugar para discutir temas sensíveis como o despertar da sexualidade e autocuidado com o corpo e a mente. A adolescência é uma fase quando as pessoas tendem a procurar grupos e os relacionamentos são uma forma de encontrar esses grupos, no caso, de duas pessoas, levando os jovens a se relacionarem desde cedo com alguém. Esse tipo de assunto conversado em sala de aula faz com que os alunos tenham mais segurança em suas escolhas pessoais”, elogia Ana Mayra.