notícias colégio
Notícias
12 de junho de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Projeto do Colégio UNIFEBE busca valorização das pessoas idosas e resgate de tradições familiares

Serão desenvolvidas diversas ações e haverá integração com cursos de graduação da UNIFEBE

Com o objetivo de valorizar os idosos e resgatar tradições familiares que atravessam gerações, o Colégio UNIFEBE lançou o “Projeto Bem-Viver e Con(viver)”, com foco na valorização da cultura e dos costumes por meio de narrativas, a iniciativa busca fortalecer os laços e promover um diálogo enriquecedor entre diferentes gerações. O projeto foi idealizado pelas professoras Luzia de Miranda Meurer, psicóloga da instituição, Suy Mey Schumacher Moresco e Tatiane Marques Moresco.

Algumas ações já foram desenvolvidas: os alunos do 2º ano participaram de bate-papos sobre a terceira idade e o processo de envelhecimento com o Conselheiro do Conselho Estadual do Idoso Fábio Marcelo Matos e com a senhora Clarice Schlindwein, avó da aluna Isabelly Scalvim. Participaram da conversa profissionais de distintas áreas. “Está sendo muito interessante estudar sobre esse assunto e entender o processo do envelhecimento. Ter levado minha avó até o colégio para conversar com profissionais da área e colegas foi muito legal. Foi uma experiência necessária para compreendermos melhor tudo que nos é passado em sala de aula”, opina Isabelly.

“As pessoas idosas desempenham um papel fundamental na sociedade. Com uma vida repleta de experiências e aprendizados, elas são fontes inestimáveis de sabedoria e conhecimento. Além disso, essas pessoas também desempenham um papel importante na preservação da cultura e da tradição. Ao longo dos anos, muitos dedicaram sua vida à família e à comunidade, passando valores e ensinamentos para as gerações futuras”, afirma a professora Luzia.

Entre as ações planejadas para o projeto estão interações com cursos de graduação da UNIFEBE. O curso de Direito, por exemplo, poderá discutir e conscientizar sobre os direitos dos idosos, bem como as diversas formas de violência que essa parcela da população pode enfrentar. Palestras, debates e atividades práticas serão realizadas para disseminar o conhecimento e incentivar uma sociedade mais justa e inclusiva para todas as idades.

Além disso, o curso de Publicidade e Propaganda também poderá participar, oferecendo suas competências para capturar as histórias e experiências de vida das pessoas idosas por meio da fotografia. O projeto prevê a possibilidade de sessões fotográficas que retratem essas pessoas e destaquem suas vivências e contribuições para a sociedade. Outra ideia é convidar personalidades da cidade a participar, abordando temas como seu papel ativo na sociedade, a função que desempenhavam, como foi o processo de envelhecimento, a aposentadoria, atuais ocupações, etc.

De acordo com o diretor Leonardo, o Colégio UNIFEBE acredita que a valorização dos idosos é fundamental para a construção de uma sociedade mais humana e solidária. “Esse projeto visa combater o preconceito e a discriminação relacionados à idade, criando um ambiente em que os idosos se sintam respeitados, valorizados e participantes ativos da comunidade, compartilhando suas experiências com os alunos e enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem”, garante.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

comunicacao.gestao@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Projeto desenvolvido no Colégio UNIFEBE é destaque em publicação estadual
Sustentabilidade

Projeto desenvolvido no Colégio UNIFEBE é destaque em publicação estadual


21 de setembro de 2023
Projeto interdisciplinar desenvolve competências empreendedoras em estudantes do Colégio UNIFEBE
Formação

Projeto interdisciplinar desenvolve competências empreendedoras em estudantes do Colégio UNIFEBE


18 de fevereiro de 2021
Equipe Bengals é campeã da Gincana do Colégio UNIFEBE
Evento

Equipe Bengals é campeã da Gincana do Colégio UNIFEBE


07 de agosto de 2024