Na avaliação do diretor do Colégio UNIFEBE, Leonardo Ristow, a prova desperta para a importância da responsabilidade social entre os participantes. “Embora desenvolvesse a competição, também pôde desenvolver o espírito de solidariedade, competência de empatia, de ajudar ao próximo. Vimos que conseguimos arrecadar um número bem interessante de calçados e roupas para as pessoas que precisam”.
A solidariedade também teve espaço entre as atividades organizadas para a gincana do Colégio UNIFEBE. Durante a campanha de arrecadação de roupas, caçados e cobertores, as quatro equipes conseguiram reunir mais de 1546 quilos de roupas, 507 pares de calçados e 37 cobertores. O material foi entregue para a Ação Social da Paróquia Santa Teresinha e será doado para famílias em vulnerabilidade social.
O volume corresponde aos itens já separados pelos grupos. A triagem feita pelas equipes priorizou peças, calçados e que estivessem em estado de conservação capaz de ser utilizados.
A iniciativa, segundo o diretor, também foi uma forma de estimular uma interação entre os estudantes. “Por mais que seja uma gincana competitiva, como são equipes formadas por alunos desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, de diversas turmas, a ideia inicial é que eles compartilhem, se conheçam e gerem esse engajamento entre eles”, descreve.
Iniciativa aprovada
Entre os estudantes, a novidade da atividade foi bem recebida. Maria Laura Leite Torresani liderou a equipe que somou o maior volume de roupas arrecadas e destaca o efeito da ação na comunidade externa.
“A prova de solidariedade foi uma experiência muito diferente, já que não havíamos tido essa prova no ano passado. Foi uma prova importante para uma gincana e na qual podemos ajudar pessoas que necessitam”, descreve. Para a prova, só a equipe arrecadou pouco mais de 498 quilos de roupas. “Foi muito bonito poder ajudar no dia e ver a quantidade de coisas que cada um trazia.