O Colégio UNIFEBE se destacou nos Jogos Escolares de Brusque em 2025. Entre as provas de atletismo, disputadas nas categorias Mirim e Infantil, os estudantes conquistaram sete medalhas, sendo duas de ouros, quatro pratas e uma bronze. A disputa reuniu competidores de 11 aos 16 anos, em provas divididas entre as categorias masculina e feminina.
Nesta edição, o Colégio contou com medalhistas nas duas categorias. A instituição esteve no lugar mais alto do pódio no salto em distância da categoria Mirim, com Geovana Petri. Nos 800 metros da categoria Infantil, Arthur Fischer também foi medalhista de ouro.
Na categoria Mirim, foram conquistadas as medalhas de prata nas provas de Lançamento de Pelota, com Isabela Bambinetti; no revezamento 4 x 75, com João Teixeira, Caleb Silveira, Nicolas Taboni e Arthur Sebold; e na além da prova de 80 metros, com Caleb Silveira em segundo lugar. Já na categoria Infantil, no revezamento 4×100, Lucas Viola, Pedro Menoncín, Thiago de Sales e Arthur Fischer ficaram registrados como a segunda melhor equipe da edição. Na mesma categoria, Catarina Zaleski ficou com o bronze nos 400 metros.
O diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, celebra a participação da instituição na competição, que reuniu escolas públicas e privadas da cidade. “Parabenizamos os estudantes pelos resultados alcançados. O desempenho do Colégio é uma conquista deles”, afirma.
Segundo a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Finais, Joziane de Moura Weirich, a participação foi marcante, com resultados que repercutem para além do desempenho esportivo. “A participação de nossos alunos no atletismo foi muito significativa. Além de conquistarem excelentes resultados, é gratificante ver nossos estudantes se destacando em diferentes modalidades, demonstrando empenho, superação e espírito esportivo. Essa experiência contribui de forma marcante para a formação integral dos alunos, incentivando o desenvolvimento físico, emocional e social”, descreve.
Estreante de ouro
A inexperiência com as competições e até mesmo com a modalidade não foram suficientes para tirar a jovem Geovanna Petri do pódio. Para a sua primeira competição esportiva, a mãe, Renata Maria Petri relata que, após a surpresa com o convite para a participação, a estudante recorreu à experiência do pai, Antônio Petri Junior, em esportes escolares. Com as dicas iniciais e o espírito competitivo herdado, ela partiu para os primeiros treinamentos com o professor Gerson Morelli, o Keka.
“Ela me mandou uma mensagem e, claro, ficamos muito felizes com a classificação. Ela se dedicou aos treinos, é muito competitiva e está sempre em busca de melhorar. Às vezes, ela tira uma nota de que não gosta muito e logo pede para fazer a recuperação, para tentar uma nota maior”, relata. “O esporte pode contribuir ainda mais para a sua formação, pois ajuda a desenvolver habilidades como disciplina, trabalho em equipe, liderança e resolução de problemas, que são transferíveis para o ambiente acadêmico”, avalia.
A mãe, enfermeira, lamenta que ambos não puderam acompanhar a prova da filha, porém, lembrará com carinho do desfecho da competição. Além do mérito esportivo, a vitória representa uma nova etapa na história de superação enfrentada pela família, quando Geovanna, ainda com menos de 2 anos, precisou se submeter a uma cirurgia cardíaca.
“Nunca havia praticado salto em distância antes, mas me interessei muito por ele. Acho um esporte interessante e diferente. No dia dos jogos escolares, depois do meu primeiro salto, alcancei 4,65 metros, que foi o maior pulo das minhas três chances que tive. Nunca havia participado antes de uma competição”, celebra Geovanna.
Os premiados:
Ouro no salto em distância – Mirim
Geovanna Petri
Prata no Lançamento de pelota – Mirim
Isabela L. Bambinetti
Prata 80m – Mirim
Caleb A. Silveira
Prata no 4×75 – Mirim
João H. Teixeira
Caleb A. Silveira
Nicolas Taboni
Arthur Sebold
Ouro 800m – Infantil
Arthur Fischer
Bronze 400m – Infantil
Catarina Zaleski
Prata revezamento 4×100 – Infantil
Lucas Viola
Pedro Menoncin
Thiago de Sales
Arthur Fischer