notícias colégio
Notícias
02 de agosto de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Colégio UNIFEBE realiza testes vocacionais com estudantes do Terceirão

Objetivo dos testes é fazer com que os alunos tenham uma maior segurança na escolha de suas futuras profissões

Durante a trajetória escolar, principalmente no ensino médio, começam a surgir na cabeça dos adolescentes ideias de profissões. Enquanto alguns alunos já sabem qual carreira seguir desde a infância, outros em razão da pouca idade e experiência de vida, têm um pouco mais de dificuldade ao eleger seu futuro ofício.

Estudantes do Terceirão do Colégio UNIFEBE vêm realizando testes vocacionais para auxiliá-los a escolher uma profissão por meio do “Projeto Trilha das Profissões”, que tem como objetivo orientar os jovens visando contribuir para a construção da identidade profissional. O projeto é coordenado pela professora Luzia de Miranda Meurer, psicóloga do colégio.

De acordo com a psicóloga, é durante esse período escolar que os estudantes vão se deparando com a escolha da sua futura profissão e por isso necessitam do conhecimento de si mesmo, da identificação de influências e do conhecimento da realidade socioeducativa e profissional para que a sua opção profissional seja segura. “Quanto menor forem as ansiedades e dúvidas que esses adolescentes possuem referente a sua escolha profissional, melhor eles ingressarão no mercado de trabalho. Além do autoconhecimento e das influências externas, a ciência sobre o mercado de trabalho e as profissões são fatores essenciais para que essa escolha seja tomada de maneira mais consciente e acertada”, assegura a professora Luzia.

O levantamento feito com os alunos será dividido em oito etapas. Um dos questionários, por exemplo, tem como objetivo medir o nível de maturidade para a escolha profissional dos alunos. Composto por várias afirmações que indicam atitudes relacionadas à escolha profissional, os jovens devem preencher o documento com a frequência com que atuam e pensam segundo cada situação descrita nos enunciados.

O estudante Miguel Ribeiro acredita que com o decorrer dos encontros com a psicóloga Luzia, os alunos conseguirão ter um conhecimento melhor de mercado, das profissões e de si mesmos. “Quero cursar medicina e esses momentos serão importantes para a escolha de alguma especialização dentro do curso, além de considerar também o desenvolvimento de habilidades que auxiliarão no meu futuro”, opina Miguel.

O professor Leonardo Ristow, diretor do Colégio UNIFEBE, enfatiza a iniciativa. “Esses testes analisam diversas áreas de interesse e permitem que se encontrem profissões que tenham afinidade com essas áreas. Essa avaliação é muito importante para que possamos ter avaliações mais assertivas sobre os estudantes e para que eles possam se conhecer e tomar decisões mais seguras”, salienta o diretor.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

comunicacao.gestao@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Celebração entre professores e alunos marca aniversário de quatro anos do Colégio UNIFEBE
Destaque

Celebração entre professores e alunos marca aniversário de quatro anos do Colégio UNIFEBE


19 de outubro de 2022
Cerimônia marca formatura da primeira turma do Colégio UNIFEBE
Destaque

Cerimônia marca formatura da primeira turma do Colégio UNIFEBE


04 de dezembro de 2019
Elementos culturais argentinos e ingleses são apresentados na Feira de Línguas do Colégio UNIFEBE
Destaque

Elementos culturais argentinos e ingleses são apresentados na Feira de Línguas do Colégio UNIFEBE


15 de agosto de 2022