O concurso “Colégio del año” é uma iniciativa do Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, em colaboração com o Colégio Miguel de Cervantes, de São Paulo, e tem como objetivo reconhecer e premiar o compromisso e as boas práticas docentes de professores, que contribuem para difundir o idioma espanhol e melhorar a qualidade do seu ensino no país.
Para participar, as instituições tiveram que enviar uma apresentação com os projetos e atividades mais destacadas que foram realizadas durante os últimos anos e que envolvessem o aprendizado do espanhol de alguma maneira.
Neste ano, na 4ª edição do concurso, o Colégio UNIFEBE está entre os finalistas que concorrem ao prêmio na categoria “Ensino Médio”. Ao inscrever-se na disputa, a instituição apresentou uma série de práticas que foram desenvolvidas durante os dois últimos anos letivos, como feiras que instigam os alunos a aprofundarem suas pesquisas sobre a cultura de países hispânicos, a viagem a Buenos Aires, que fez com que os alunos tivessem contato estreito com pessoas que têm o espanhol como língua nativa e outros trabalhos realizados em sala de aula.
De acordo com a professora Paola Eugênia Perez Cerri Tetzner, os avaliadores do concurso irão realizar entrevistas e reuniões com a docente e com direção e coordenação do Colégio UNIFEBE. “Estar entre os finalistas é um reconhecimento a todo trabalho que estamos desenvolvendo em conjunto com os alunos para que eles aprendam o idioma da melhor forma e estejam preparados para o mercado tendo a língua estrangeira como um diferencial em seus currículos”, garante a professora.
Os vencedores serão conhecidos na primeira quinzena de dezembro. Os primeiros colocados ganharão o direito de inscreverem seus professores em um curso presencial de formação em Salamanca, na Espanha, com passagem, alojamento e visitas guiadas.