Cinco trabalhos de alunos do Colégio UNIFEBE se destacaram durante a Feira Municipal de Matemática. Eles participaram da etapa estadual da Feira, a 36ª na história do evento, que ocorreu nos dias 2 e 3 de dezembro, de forma online.
Os projetos foram apresentados aos avaliadores pelo YouTube, para que em seguida, os alunos fossem submetidos a questionamentos sobre os trabalhos. O objetivo da feira foi incentivar, divulgar e socializar as experiências, pesquisas e atividades matemáticas.
De acordo com a professora Simone Sobiecziak, os trabalhos produzidos pelos alunos ficarão nos anais da feira para que outros estudantes possam utilizá-los como base para próximos trabalhos. “Nossos alunos já terão uma publicação científica, mesmo estando ainda no ensino médio, o que é muito importante, pois os prepara para quando chegarem a uma graduação. Essa feira possibilitou que os alunos trabalhassem assuntos do interesse deles e os analisassem com profundidade, percebendo o quanto a matemática está presente em nosso dia a dia. Eles também exercitaram a escrita em um trabalho científico e a apresentação oral, competências que serão utilizadas na universidade”, elogia a professora.
Simone também lembra que o propósito da feira está alinhado à proposta do novo ensino médio, com os alunos intensificando seus conhecimentos em suas áreas de maior interesse. “Dessa forma, o estudante demonstra que consegue desenvolver muito mais quando tem afinidade com o tema a ser estudado. Em 2022, iremos trabalhar bastante nesse sentido”, projeta.
O estudante Joaquim Roxo desenvolveu em conjunto com a colega Vitória um trabalho relacionando o petróleo com a matemática. Ele acredita que o reconhecimento por parte dos avaliadores é fruto de muita pesquisa e dedicação. “Ficamos um pouco nervosos, pois não sabíamos exatamente o que seria questionado, mas estávamos preparados e respondemos todos os questionamentos muito bem. Adquirimos um conhecimento muito grande sobre o tema, que é bastante relevante na sociedade contemporânea”, afirma Joaquim.
A 36ª Feira Catarinense de Matemática foi constituída por trabalhos oriundos de várias regiões de Santa Catarina. Finalizado o processo de avaliação, cada trabalho foi premiado em destaque, indicando a ênfase em algum critério no qual mais se destacou como comunicação oral e/ou escrita dos expositores, domínio do conteúdo matemático, qualidade científico-social, relevância científica e relevância social. Todos os alunos expositores e professores orientadores receberam certificado de participação.
Confira os trabalhos e seus critérios de seleção:
“Petróleo e a Matemática no Mundo Contemporâneo” – Relevância Social (Joaquim Roxo e Vitória Schappo)
“Roda Gigante na Matemática” – Comunicação Oral e Escrita dos expositores (Tainá Floriani e Ana Flávia Goedert)
“Matemática e Nutrição” – Comunicação Oral e Escrita dos expositores (William de Novaes e Pedro Stolfi)
“Minecraft e a Geometria Espacial” – Comunicação Oral e Escrita dos expositores (Henrique Mafra, Victor Schaefer, Vinicius Jandt e Vitor Pessoa)
“Vacinas” – Relevância Social (Isabela Bett, Heloísa Wehmuth, Nicole Silva e Nathan Diegoli)