Desde o início do ano letivo de 2022, estudantes de todas as séries do Colégio UNIFEBE participam de um clube de debates. O objetivo do grupo, que se reúne semanalmente, é aprimorar a capacidade de argumentação, a oratória, a formação da opinião própria e estimular o pensamento crítico. Os alunos recebem o tema a ser debatido uma semana antes de cada encontro e se preparam para a atividade. Os grupos que se posicionam a favor e contrários à moção que será discutida são sorteados momentos antes do início do debate, o que faz com que os debatedores conheçam no mínimo a maioria dos argumentos a serem apresentados.
A atividade é conduzida pelo professor Luiz Deschamps, que destaca a participação dos estudantes nos debates. “Queremos que os alunos expressem suas opiniões de forma com que enxerguem na discordância com o outro uma maneira de crescer como ser humano. Por vezes, eles até mudam de opinião após conhecer mais sobre um tema específico. O debate é um jogo que é vencido pelo grupo que apresentar a melhor argumentação”, explica o professor Deschamps.
O estudante Ranieri Souza revela que decidiu participar do clube para melhorar sua oratória, mas que além disso, a atividade o ajudou em outras áreas. “Pesquisar e debater as moções apresentadas expande nosso conhecimento sobre os mais variados assuntos, já que temos que estudar diferentes pontos de vista sobre determinado tema”, relata o jovem.
No ano passado, os alunos participaram de uma palestra com os alunos fundadores da sociedade de debates do Colégio São Luiz. O objetivo da conversa foi difundir o debate competitivo, criando uma cultura de debates nas escolas da região. Os estudantes que proferiram a palestra são autores de um e-book, organizado pelo professor Guilherme Augusto Hilário Lopes, que será lançado no primeiro semestre de 2022, pela editora UNIFEBE, intitulado “O debate é preciso: reflexões acerca do debate”. Por meio do livro, os autores se propõem a pensar o debate sob vários aspectos, trazendo contribuição às regras do debate competitivo.
De acordo com o professor, os debates trazem várias vantagens aos estudantes em sua formação, e a ideia é em breve implementar um grupo de debates no Colégio UNIFEBE. “A capacidade de desenvolver um argumento que siga uma linha lógica de forma verbalizada em um tempo determinado é a principal ferramenta desenvolvida. As habilidades que esses jovens adquirem podem ser utilizadas em praticamente todos os aspectos de suas vidas, desde as redações em ambiente escolar até no diálogo cotidiano com amigos e familiares. A prática do debate permite aos estudantes romperem as fronteiras físicas da escola, pois o debate possibilita o contato com um mundo diferente, em que esses alunos são incentivados a discutir acerca de grandes temas recorrentes na sociedade contemporânea”, detalha o professor Guilherme.