Estudantes do Colégio UNIFEBE exploraram diferentes aspectos da cultura da Inglaterra e Espanha durante a 4ª edição da Feira de Línguas Estrangeiras. Para a atividade, as turmas foram divididas em grupos, onde cada um deles abordou um tema específico sobre tradições, curiosidades, música, cultura, culinária e pontos turísticos.
O momento de imersão cultural dos estudantes não ficou restrito aos estandes elaborados nos idiomas inglês e espanhol. Duas aulas de cada um dos idiomas foram destinadas para a pesquisa e elaboração dos slides utilizados na apresentação dos grupos.
A diversidade e criatividade envolvidas no processo estão entre os destaques da estudante Isadora Lofaghen sobre a atividade. Para a estudante, o modelo adotado para a atividade colabora para ampliar o conhecimento cultural sobre os países temas.
“Teve características que eu não fazia ideia sobre a Espanha, por exemplo, que outros grupos abordaram. E essas feiras são uma maneira mais que maravilhosa de aprender, que foge do método tradicional de sala de aula, e que é interessante”, descreve a estudante.
O diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, afirma que o modelo adotado proporciona uma aprendizagem de forma mais leve. De acordo com ele, a atividade foi uma forma de ampliar a experiência dos estudantes com os idiomas e aplicar uma metodologia mais dinâmica para as práticas.
“As professoras optaram por trazer a questão cultural, essa aprendizagem das culturas, vestimenta, gastronomia, música de cada país, enfim, da cultura de modo geral e, junto a isso, trabalhar os conceitos desenvolvidos em sala de aula. Isso torna o aprendizado muito mais significativo, muito mais leve no sentido”, avalia.
Desenvolvimento integral
Para a professora de Língua Inglesa, Francine Sens, a 4ª Feira de Línguas Estrangeiras se destacou por oportunizar o contato com os variados aspectos culturais de Inglaterra e Espanha. “Nossos alunos do 2º ano do ensino médio demonstraram envolvimento e criatividade na produção de estandes temáticos”, avalia a teacher. “Focada na imersão cultural e prática linguística, a feira foi uma oportunidade valiosa para promover o aprendizado das línguas estrangeiras oferecidas pelo colégio”.
Já para a professora de Língua Espanhola, professora Paola Eugênia Perez Cerri Tetzner, a feira é uma tradição do colégio capaz de proporcionar momentos de comunicação nos idiomas em contextos reais, assim como o treino da expressão oral e de escuta. De acordo com ela, com o estímulo das atividades envolvidas, a Feira consegue proporcionar o desenvolvimento em diferentes habilidades entre os estudantes.
“Quando propomos esse tipo de atividade, sempre há outras sendo desenvolvidas. Além da língua estrangeira, existe o trabalho em equipe, a resolução de problemas, a prática da criatividade. É, sempre, uma atividade muito produtiva e integral, com múltiplas habilidades”, descreve a maestra.