blog colégio2
Blog CUB Centro Universitário de Brusque
10 de agosto de 2020

Vitamina D: saúde, longevidade e qualidade de vida

vitamina D

Confiaria num homem que recebeu dois prêmios Nobel em duas categorias diferentes ao longo da sua vida? É muito provável que sim, pois é o único no mundo com Marie Curie, a ter conseguido essa proeza. Contudo, no mundo da medicina, teve de travar um combate descomedido para fazer reconhecer o valor terapêutico da vitamina C, muito tempo considerada como uma molécula apenas útil para prevenir o escorbuto.

Sim, estamos falando do químico norte-americano Linus Pauling (1901-1994).

Um defensor da suplementação de vitaminas à nossa dieta.

As vitaminas são necessárias em pequenas quantidades para o metabolismo normal do corpo. Tanto a carência de vitaminas quanto o seu excesso costumam ser prejudicais à nossa saúde.

Muitas controvérsias existem sobre o universo das vitaminas e nossa dieta.

Há a necessidade de adicionar vitaminas no meu cotidiano? Se sim, qual a dosagem certa?

Segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), os suplementos estão em 54% dos lares brasileiros. A necessidade de complementar a dieta é apontada como a principal razão por trás da compra.

Mas, esse consumidor se baseou em que ou quem para fazer essa opção?

Muitas vezes levadas por modismos ou até por desinformação, cada vez mais as pessoas têm buscado essa suplementação espontânea, basta olhar nas gôndolas de drogarias, que não param de crescer em número e variedades desses suplementos alimentares em geral.

Dentre esses suplementos, a “VITAMINA D” – CALCIFEROL, tem se destacado de uns tempos para cá. A “bola da vez” da indicação entre médicos e nutricionistas.

Então, vamos lá, falar um pouquinho sobre ela e outras vitaminas.

O que são as vitaminas?

Chamamos de vitaminas o grupo de compostos químicos orgânicos que são essenciais à vida, mas que o nosso organismo não consegue sintetizar em quantidades suficientes, sendo necessária a sua obtenção por meio de alimentos, de origem animal ou vegetal.

As vitaminas são divididas em dois grupos: hidrossolúveis e lipossolúveis.

As lipossolúveis são armazenadas no tecido adiposo para que o organismo possa usá-las quando necessitar. As hidrossolúveis como o próprio nome indica, diluem-se na água e são facilmente excretadas na urina.

Dentre as lipossolúveis se encaixa a vitamina D, o calciferol.

A vitamina D se subdivide em vitamina D2, chamada de ergocalciferol, e vitamina D3 ou colecalciferol. Ambas podem ser obtidas por meio da alimentação, no entanto somente a D3 é sintetizada a partir da exposição solar.

 

Vitamina ou hormônio?

Atualmente, já se reconhece o comportamento diferente da vitamina D em relação às outras vitaminas. Ela é a única da categoria que necessita sofrer um processo de ativação no organismo.

Assim, a substância é, na verdade, classificada como um pré-hormônio lipossolúvel, por ser sintetizada a partir da pele.

Sendo um hormônio essencial para o organismo humano, a vitamina D é responsável pelo equilíbrio de vários órgãos e funções do corpo. Além de manter a absorção de cálcio e fósforo, fortificando ossos, dentes e músculos, ela também mantém o cérebro e o coração funcionando.

Além disso, ela pode prevenir doenças como câncer, hipertensão, diabetes, doença de Alzheimer, esclerose múltipla e doenças autoimunes.

Em crianças, a falta de vitamina D pode até levar ao retardo do crescimento e ao raquitismo.

Publicações afirmam que a vitamina D é responsável pela ativação de mais de 2.000 genes funcionais, sendo assim, extremamente importante para vários processos metabólicos ocorrerem.

Como o corpo absorve a vitamina D?

A vitamina D é lipossolúvel, ou seja, para ser absorvida no intestino, precisa da presença de gorduras, quando adquirida por meio de alimentos. Entretanto, como a principal fonte de vitamina D é a nossa pele, o ideal é tomarmos sol sem filtro solar para absorção de vitamina D. O tempo médio de exposição ao sol para pessoas de pele clara é de 15 a 20 minutos, três vezes por semana. Já para quem tem a pele mais escura, é indicado um tempo de 3 a 5 vezes maior para sintetizar a mesma quantidade de vitamina D que as pessoas de pele clara.

O melhor horário para que haja sintetização da vitamina D pelo organismo é das 10h às 15h, devido ao ângulo das incidências de raios solares. Um detalhe, o vidro das janelas impede a passagem da radiação necessária para a síntese da vitamina.

Para pessoas com pele, olhos ou cabelos claros e pessoas com risco de câncer de pele, essa recomendação não é indicada, sendo necessário, em alguns casos, a suplementação.

Qual a dosagem recomendada de vitamina D?

Para ter uma quantidade adequada de vitamina D circulando, a dose diária recomendada vai depender do paciente, não há um padrão. O importante é analisar caso a caso e, antes de tudo, medir a substância por exames de sangue para, se for o caso, repor o que falta.

Médicos ressaltam ainda que o estoque de vitamina D necessário não é reposto com rapidez, pode demorar semanas ou meses.

Como a exposição ao sol é determinante para a síntese dessa vitamina na pele, busque fazer atividades em ambientes abertos com mais frequência, fique atento à sua alimentação e só faça reposição desta e outras vitaminas sob a supervisão de um profissional qualificado.

 

 

 

Créditos:
Texto: Professor Paulo Roberto Bastos Ribeiro- Biologia
Imagem 1: https://comunitaitaliana.com/estudo-da-universidade-de-turim-revela-mais-vitamina-d-e-ajuda-contra-o-virus/
Imagem 2: https://www.amazon.com.br/Vitamin-C-Common-Cold-Flu/dp/0716703610
Imagem 3: https://br.pinterest.com/pin/450078556505415041/

Referências:
https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/A-import%C3%A2ncia-da-vitamina-Dhttps://www.endocrinologiacuritiba.com.br/Saude-e-Bem-Estar/vitamina-d-mitos-e-verdades.htmlhttps://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/dose-recomendada-de-vitamina-d-deve-aumentar-dizem-pesquisadores/https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/alimentacao/alimentos-vitamina-dhttps://drvictorsorrentino.com.br/vitamina-d-qualidade-vida/https://minutosaudavel.com.br/vitamina-d/#vitamina-ou-hormoniohttps://www.mdsaude.com/nutricao/vitaminas/https://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/17222-especialistas-esclarecem-12-duvidas-sobre-a-vitamina-d

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

comunicacao.gestao@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

O órfão de Hitler
Dicas

O órfão de Hitler


25 de março de 2022
Quando ela se foi
Dicas

Quando ela se foi


17 de dezembro de 2021
Crime e Castigo
Dicas

Crime e Castigo


23 de abril de 2021
  • Visualizar por ano
  • Visualizar por categoria