blog colégio2
Blog CUB Centro Universitário de Brusque
28 de setembro de 2020

Pandemia e o bem portar-se

576aeb8a687004.60190569timthumb

Qualquer pandemia implica mudanças de hábitos e construção de novas formas de vida e de se relacionar. Ninguém, em sã consciência, deseja uma pandemia para que a humanidade reveja seus hábitos e costumes, porém, como ela está aí, nada melhor que fazer uma reflexão a partir dela.

 Se não podemos controlar o que está fora do nosso eu, como nos ensinou os estoicos, então podemos usar de sabedoria para ver o que podemos controlar ou regular do nosso “eu”, entenda emoções, vontades e desejos.

Acima faço menção pelo menos dois sábios importantes que marcaram significativamente nosso pensamento ocidental: Aristóteles e Sêneca. O primeiro ensinou na obra “Ética a Nicômaco” que o hábito leva à virtude e, esta, por sua vez, à justiça. O meio termo é usado como ponto de equilíbrio entre os excessos. E hoje, quantos excessos prejudiciais à humanidade.

O excesso pode ser o “de mais” ou o “de menos”. O excesso gera a carência, a desigualdade, a injustiça, a intolerância, a amargura e a angústia… Em qualquer uma das suas pontas pode gerar maldade ao ser humano, coisas ruins e contrárias ao bem comum. Nesse sentido, que tal uma reflexão sobre os excessos da pós-modernidade? Excesso de consumo; de falta de consumo; de acúmulo de capital e de fome. De supervalorização ao fútil e ‘souvenirs’ e ‘hipovalorização’ da vida e da liberdade.

Em Sêneca a obra “Vida feliz”, retrata do controle sobre si e da valorização das virtudes e negação dos vícios. Mas a decisão e a liberdade nas escolhas são elementos que cada cidadão pode tomar em suas mãos, pode deliberar, pode valorizar ou não.

Assim, nada melhor que uma boa dose de racionalidade e redução de subjetividade. Em tempos em que Facebook e WhatsApp viraram “revistas científicas’, as ciências parecem pouco acessíveis.

Sugestão: vamos ser um pouco mais kantianos: controlar nossa vontade para o nosso bem e o de nossos filhos. Escolhamos o conhecimento e a ciência e deixa a subjetividade exacerbada aos lunáticos.

Viva o conhecimento e o domínio interior. Agradável lembrança dos dizeres dos grandes Aristóteles e Sêneca.

 

Créditos:
Texto: 
Professor Claudemir Aparecido Lopes (Diretor do Colégio UNIFEBE)
Imagem principal: https://pt.quizur.com/trivia/veja-qual-o-seu-conhecimento-universal-zz5

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

comunicacao.gestao@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Vitamina D: saúde, longevidade e qualidade de vida
Biologia

Vitamina D: saúde, longevidade e qualidade de vida


10 de agosto de 2020
Os portões de Roma
Dicas

Os portões de Roma


03 de dezembro de 2021
DESENVOLVIMENTO (IN)SUSTENTÁVEL
Biologia

DESENVOLVIMENTO (IN)SUSTENTÁVEL


10 de fevereiro de 2020
  • Visualizar por ano
  • Visualizar por categoria