O Fim de Ano Escolar
Para muitos alunos, fim de ano é sinônimo de que férias e descanso estão próximos. Entretanto, para outros, acaba sendo marcado como um período de início de estresse, medo e muito estudo. Isso porque, é chegado o momento das provas de exames finais, quando o estudante tem a oportunidade de “dar um gás” para obter a tão desejada aprovação para a série seguinte.
Se você pertence a esse segundo grupo de alunos, algumas orientações podem lhe ajudar a passar por isso:
É imprescindível uma boa organização para dar conta de todos os conteúdos a serem estudados em tão curto período de tempo. É possível que os brancos, que você teve durante as provas deste ano, sejam resultantes de falta de autoconfiança. Se você não tem programação de estudo, certamente não terá a segurança necessária e, portanto, a ANSIEDADE fatalmente causará os tais brancos.
Antes de responder a qualquer questão de prova é preciso saber do que se trata. Leia atentamente a questão e sublinhe as expressões mais importantes, procurando inteirar-se de seu conteúdo. Se você costuma responder “sem pensar muito”, jamais terá certeza se respondeu acertadamente ou não.
Sempre que terminar uma prova, antes de entregar a folha, havendo tempo, faça uma boa revisão nas questões respondidas e verifique cada uma delas. É possível que tenha deixado uma “vírgula” valiosa e isso poderá prejudicá-lo.
Se você costuma fazer a prova pela ordem das questões, isso poderá prejudicá-lo. Nem sempre as primeiras são as que você sabe. Você deve ir respondendo às questões que você tem certeza de que sabe e “pular” as que ficar na dúvida. Ao final, volte para responder as mais difíceis.
O próprio cansaço resultante da prova pode levá-lo a não perceber alguma questão que você tenha deixado de responder. Procure verificar se tudo foi respondido ou se você deixou escapar algo. Neste caso, mesmo que o tempo seja curto, alguma coisinha você sempre poderá fazer.
Procure focar sua preparação no estudo dos conteúdos que o professor dedicou maior atenção durante o ano. Eles possivelmente serão cobrados nas provas finais. Além disso, crie o hábito de resumir, absorvendo o essencial de cada tópico e, claro, resolva muuuuitos exercícios para se certificar de que está preparado para responder uma questão sobre o assunto. Lembre-se: entender um conteúdo nem sempre significa saber responder uma pergunta sobre ele. É preciso conseguir interpretar com paciência o que estão sendo questionado. O ENEM é um bom exemplo disso.
Por fim, confie em suas habilidades associadas a uma boa preparação. Você provavelmente obterá bons resultados.
Bons estudos e um excelente encerramento de 2019!
Créditos:
Texto: Psicóloga Vania Lopes Ventura- CRP 12/05127
Foto: IStoock