blog colégio2
Blog CUB Centro Universitário de Brusque
13 de janeiro de 2020

HITs DO CHICO: PARA APRENDER HISTÓRIA CANTANDO

IMG-2979

Sou professor de história há 20 anos. Nesse tempo, a minha paixão pela sala de aula e pela história só aumentou. Sinto enorme alegria em colaborar com o aprendizado dos meus alunos. O que me motiva é a busca em fazer o estudo de história nos meios em que atuo, ser cada vez mais fácil e interessante.

Ao longo da minha trajetória nas salas de aula, busquei desenvolver estratégias que pudessem facilitar o aprendizado dos meus alunos. Foi assim que surgiram os Hits do Chico, uma tentativa de pedir auxílio à música para melhorar o estudo da disciplina de história.

A ideia de usar a história cantada em minhas aulas ocorreu de forma muito natural devido à grande presença da música na minha vida. Percebi que poderia usá-la, elaborando paródias com os conteúdos. A estratégia é simples e antiga: escolher uma música fácil de cantar e de preferência bem conhecida, selecionar as partes mais importantes do conteúdo a ser trabalhado e substituir a letra original pelo assunto escolhido. O resultado tem sido muito positivo e por isso desde 1999, eu uso com frequência esta estratégia em minhas aulas.

Quando digo que o resultado vem sendo positivo, me refiro ao fato de que percebo claramente os hits sendo úteis no aprendizado. Não pretendo transformar o ensino de história em simples memorização de conceitos, nomes e datas, até porque isso não é estudar ou aprender história. Minha intenção com o uso da história cantada é aproveitar a facilidade com que a música entra em nossa mente para fazer o estudo mais agradável.

Nas letras, procuro inserir as partes indispensáveis de cada conteúdo de maneira resumida. Ao lembrar da letra da música, o estudante lembra os momentos cruciais da história que está estudando. Os hits sozinhos não têm grande utilidade. Eles fazem sentido quando associados ao estudo do conteúdo. Memorizar a letra da música e associar as frases cantadas aos assunto estudado, aos contextos analisados.

E é assim que os alunos do Colégio UNIFEBE estudam e aprendem história: analisando, debatendo, contextualizando e CANTANDO.

 

Créditos texto: Professor Francisco d’Avila da Silva

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

comunicacao.gestao@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

O Fim de Ano Escolar
Psicologia

O Fim de Ano Escolar


16 de dezembro de 2019
Poema Concreto: palavras que criam formas
Português

Poema Concreto: palavras que criam formas


09 de dezembro de 2019
PADRE RAULINO REITZ – Centenário de nascimento do patrono da ecologia catarinense.
Geografia

PADRE RAULINO REITZ – Centenário de nascimento do patrono da ecologia catarinense.


06 de janeiro de 2020
  • Visualizar por ano
  • Visualizar por categoria