blog colégio2
Blog CUB Centro Universitário de Brusque
25 de maio de 2020

O DESAFIO DE ESCOLHER UMA PROFISSÃO

httpswww.tridorienta.com.br20160919ser-mesmo-um-absurdo-fazer-a-escolha-profissional-to-jovem

O momento de escolher uma profissão pode ser permeado por medo, insegurança, dúvidas e cobranças. Em nossa cultura, isso geralmente acontece na adolescência, quando começamos a pensar, de maneira mais concreta, sobre o que queremos fazer e ser no futuro e fase em que por si só, costuma ser desafiadora para os jovens e famílias. Somado a isto, muitas vezes essa escolha é feita sem muita reflexão e informação suficiente.

Escolher significa optar, dentre uma série de possibilidades, por aquela opção que parece ser a melhor no momento. A escolha de uma profissão requer muita reflexão, autoconhecimento e informação sobre as profissões e mercado de trabalho. É preciso considerar critérios pessoais, como: gostos, projeto de vida, rotina profissional, expectativas pessoais e, inclusive, familiares, investimentos a serem feitos, características das profissões e oportunidades de trabalho local e regional.

Num primeiro momento, o jovem precisará diferenciar seus interesses de “hobbies”, ou seja, aquilo que eu gostaria de fazer daquilo que pode me propiciar retorno financeiro e estilo de vida desejado. Nem sempre é possível conciliar as duas coisas. Ou, às vezes, será necessário optar pela formação em determinada profissão e complemento (financeiro ou não) com determinado hobby.

É interessante que para pensar sobre si mesmo, o jovem procure também conversar com outras pessoas, sendo elas do convívio familiar ou mesmo um profissional capacitado para auxiliar neste processo. Ele poderá também fazer uso do apoio de instrumentos variados a exemplo de sites, vídeos, testes, textos etc. Além disso, é importante organizar as reflexões em uma lista, que poderá ser consultada e alterada a qualquer momento, e que deverá conter seus principais interesses, motivações, necessidades, objetivos, valores, habilidades e dificuldades, competências e aptidões.

Paralelo a tudo isso, o jovem precisa buscar informação profissional de qualidade, desvinculada ao máximo de estereótipos, preconceitos e modismos. Para tanto, ele pode fazer uso de leituras e vídeos (facilmente encontramos na internet), além de visitas a instituições de ensino e ambientes de trabalho, bem como conversa com profissionais da área, que poderão fornecer um panorama mais fidedigno das áreas de atuação, atividades profissionais, salários, perspectivas de crescimento e tendências do mercado de trabalho atual e futuro da profissão pretendida.

Por fim, é preciso que o jovem consiga diferenciar aquilo que ele quer daquilo que os outros desejam para ele, principalmente em relação à família. É certo que a opinião alheia pode ser útil para o autoconhecimento e reflexões sobre as profissões. Mas em algum momento será necessário ao jovem ponderar todos os aspectos que importam para a SUA escolha profissional. Afinal, essa escolha envolve um projeto de vida PESSOAL, que é flexível e poderá sofrer mudanças quando necessárias.

Texto: Psicóloga Vania Lopes Ventura (CRP 12/05127)
Imagem principal: https://www.tridorienta.com.br/2016/09/19/ser%C3%A1-mesmo-um-absurdo-fazer-a-escolha-profissional-t%C3%A3o-jovem/

A assinatura de todas as coisas
Dicas

A assinatura de todas as coisas

07 de janeiro de 2022
Por que o espanhol é o único idioma que utiliza pontos de interrogação (¿?) e exclamação (¡!) duplos?
Espanhol

22 de junho de 2020