blog colégio2
Blog CUB Centro Universitário de Brusque
12 de outubro de 2020

Por que e quando começar a estudar Atualidades?

colegio-universitario-de-brusque-realiza-aulao-de-atualidades-acafe-colegio-universitario-de-brusque-realiza-aulao-de-atualidades-acafe

Para poder responder a esta pergunta é importante recordar como surgiu a necessidade das aulas de Atualidades aqui na nossa região.

No ano de 1999, eu lecionava Geografia em um colégio de Brusque, quando fui desafiado pelo diretor, Pe. Nestor Adolfo Hecker, a dar aulas sobre temas atuais para os 3º anos do Ensino Médio. A justificativa do diretor é que havia sido criado um novo vestibular, e os alunos tinham que estar preparados. Na época, as duas principais universidades do Vale do Itajaí criaram um vestibular próprio chamado SUPRA. No formato desse novo vestibular, além de as disciplinas tradicionais, os alunos teriam que responder a 10 questões sobre temas atuais. Por esse motivo, o diretor me desafiou a lecionar e preparar os alunos para esse novo vestibular. Na época, fiquei preocupado porque era algo novo, não existia um padrão de questões, temas, abordagens etc. Mesmo assim, aceitei a proposta.

As novas aulas (hoje chamadas de atualidades) eram contextualizadas, ajudavam a explicar acontecimentos, problemas brasileiros e internacionais e aos poucos foram atraindo os alunos. No final do ano letivo, os objetivos esperados foram atingidos, e a direção da escola decidiu incluí-las no projeto pedagógico do ano seguinte.

O tempo passou, o vestibular SUPRA não existe mais, só que a procura pelas aulas de atualidades a cada ano está aumentando. Grande parte dessa demanda foi influenciada pelo ENEM, e porque a maior parte dos processos seletivos foram se contextualizando e abordando os temas contemporâneos nas mais diversas disciplinas tradicionais, principalmente, na redação.

Atualmente sou professor de Atualidades no Colégio da UNIFEBE em Brusque. A instituição de ensino oferece essas aulas porque compreende que elas ajudam os nossos alunos no desenvolvimento de suas habilidades e competências, favorece o conhecimento crítico e fortalece a preparação para os mais diversos processos seletivos. As aulas de atualidades e muitas outras atividades integram o projeto pedagógico no colégio, que está em sintonia com as mais modernas metodologias e busca diminuir a influência do modelo industrial de educação.

A educação do século XXI precisa ser focada na criatividade, na resolução de problemas e não na mera repetição de conteúdos, típica característica do modelo industrial de educação.

 E quando começar a estudar Atualidades? A resposta é simples, comece hoje! Não faça como muitos alunos que esperam chegar no Terceirão para começar a contextualizar os conhecimentos científicos, desenvolvidos nos projetos pedagógicos aos fatos da atualidade. Você vai desenvolver muito mais suas habilidades e competências se começar cedo, se começar hoje.

Bons estudos e aguardo a sua presença nas aulas de Atualidades do Colégio UNIFEBE.

 

Créditos: 
Texto: Prof Gegra – Atualidades
Fotos: Assessoria de Comunicação Social

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

comunicacao.gestao@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Como dizer “legal” em espanhol?
Espanhol

Como dizer “legal” em espanhol?


31 de agosto de 2020
COLOCANDO A MÃO NA ANATOMIA
Biologia

COLOCANDO A MÃO NA ANATOMIA


23 de dezembro de 2019
POR QUE IRÃ E ESTADOS UNIDOS BRIGAM?
Sem categoria

POR QUE IRÃ E ESTADOS UNIDOS BRIGAM?


16 de março de 2020
  • Visualizar por ano
  • Visualizar por categoria