Etimologia da Pandemia
Desde o começo deste ano de 2020, o que mais ouvimos falar é sobre a pandemia de Coronavírus, originada na China. O mundo todo parou ou pelo menos diminuiu o ritmo por causa dessa nova doença, prima da gripe.
Bom, assim como coronavírus, que está sendo pronunciado pelo mundo todo, nas mais variadas línguas, palavras como epidemia e pandemia explodiram em nosso vocabulário do dia a dia. Epidemia certamente já era mais familiar, porém agora todo o planeta sabe o significado de uma pandemia.
Assim como procuramos saber a origem desse novo vírus, pois muito pode nos dizer sobre como evitar que isso possa se alastrar mais ainda e qual caminho tomar para uma possível cura ou tratamento, chama a atenção de onde pode ter surgido a palavra pandemia.
Bom, antes de seguirmos caminho, é interessante explicar que é a etimologia a ciência que estuda a origem das palavras, que busca suas histórias para chegar ao seu início. Ela estuda parentescos, aproximações entre os vocábulos e os despe para que possamos entendê-los melhor.
Assim sendo, pandemia é parente da palavra epidemia. Epidemia vem da junção do prefixo grego “epi-“(sobre) + o radical grego “-demos” (povo), ou seja, algo que recai sobre o povo, uma doença contagiosa que afeta uma grande parte da população. Por sua vez, pandemia, também do grego, traz o prefixo “pan-“ (todo) + o radical “-demos” (povo), o que significa algo mais amplo, que afeta todo o povo, não se restringindo a uma região, mas comprometendo todos os povos, todos os continentes.
Ouvir a palavra pandemia nos traz arrepios, medo e nos leva a pensar em outras palavras ligadas a esse tema como óbito (obire), um verbo que vem do latim e significa ir ao encontro de algo, no caso, uma figura de linguagem para a morte; defunto (defunctus vita), do latim, cuja partícula ‘de’ significa afastamento e “functio”, função, assim, afastado da função da vida; pêsames, que veio do verbo pesar com a ideia de que a morte da pessoa pesa sobre o outro, demonstrando empatia (pesa-me a morte da pessoa também); e cemitério (koimétêrion), palavra grega que significa dormitório, lugar para dormir, nesse caso, um sono profundo e para todo o sempre.
Esperamos que nosso rol de palavras possa voltar a ser mais alegre, positivo e motivador daqui para a frente, mas sem esquecer tudo o que já passamos para poder aprender a ver nosso dia a dia com um significado diferente.
Créditos
Texto: Professora Suy Mey Schumacher Moresco – Português
Imagem principal: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/01/25/tire-suas-principais-duvidas-sobre-o-coronavirus-que-se-espalha-pelo-mundo.htm
Imagem 1: https://www.lemacchinevolanti.it/approfondimenti/la-morte-al-tempo-dei-social-network
Imagem 2: https://www.vezdavoz.com.br/o-que-significa-sonhar-com-cemiterio/
Referências: A morte pede carona. Língua Portuguesa – Especial Etimologia 2, São Paulo, n.2, p. 44 e 45, mar. 2007.