blog colégio2
Blog CUB Centro Universitário de Brusque
15 de junho de 2020

Etimologia da Pandemia

coronavirus-1583951542371-v2-900x506

Desde o começo deste ano de 2020, o que mais ouvimos falar é sobre a pandemia de Coronavírus, originada na China. O mundo todo parou ou pelo menos diminuiu o ritmo por causa dessa nova doença, prima da gripe.

Bom, assim como coronavírus, que está sendo pronunciado pelo mundo todo, nas mais variadas línguas, palavras como epidemia e pandemia explodiram em nosso vocabulário do dia a dia. Epidemia certamente já era mais familiar, porém agora todo o planeta sabe o significado de uma pandemia.

Assim como procuramos saber a origem desse novo vírus, pois muito pode nos dizer sobre como evitar que isso possa se alastrar mais ainda e qual caminho tomar para uma possível cura ou tratamento, chama a atenção de onde pode ter surgido a palavra pandemia.

Bom, antes de seguirmos caminho, é interessante explicar que é a etimologia a ciência que estuda a origem das palavras, que busca suas histórias para chegar ao seu início. Ela estuda parentescos, aproximações entre os vocábulos e os despe para que possamos entendê-los melhor.

Assim sendo, pandemia é parente da palavra epidemia. Epidemia vem da junção do prefixo grego “epi-“(sobre) + o radical grego “-demos” (povo), ou seja, algo que recai sobre o povo, uma doença contagiosa que afeta uma grande parte da população. Por sua vez, pandemia, também do grego, traz o prefixo “pan-“ (todo) + o radical “-demos” (povo), o que significa algo mais amplo, que afeta todo o povo, não se restringindo a uma região, mas comprometendo todos os povos, todos os continentes.

Ouvir a palavra pandemia nos traz arrepios, medo e nos leva a pensar em outras palavras ligadas a esse tema como óbito (obire), um verbo que vem do latim e significa ir ao encontro de algo, no caso, uma figura de linguagem para a morte; defunto (defunctus vita), do latim, cuja partícula ‘de’ significa afastamento e “functio”, função, assim, afastado da função da vida; pêsames, que veio do verbo pesar com a ideia de que a morte da pessoa pesa sobre o outro, demonstrando empatia (pesa-me a morte da pessoa também); e cemitério (koimétêrion), palavra grega que significa dormitório, lugar para dormir, nesse caso, um sono profundo e para todo o sempre.

Esperamos que nosso rol de palavras possa voltar a ser mais alegre, positivo e motivador daqui para a frente, mas sem esquecer tudo o que já passamos para poder aprender a ver nosso dia a dia com um significado diferente.

 

Créditos
Texto: Professora Suy Mey Schumacher Moresco – Português
Imagem principal: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/01/25/tire-suas-principais-duvidas-sobre-o-coronavirus-que-se-espalha-pelo-mundo.htm
Imagem 1: https://www.lemacchinevolanti.it/approfondimenti/la-morte-al-tempo-dei-social-network
Imagem 2: https://www.vezdavoz.com.br/o-que-significa-sonhar-com-cemiterio/

Referências: A morte pede carona. Língua Portuguesa – Especial Etimologia 2, São Paulo, n.2, p. 44 e 45, mar. 2007.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

comunicacao.gestao@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

O melhor de mim
Dicas

O melhor de mim


18 de fevereiro de 2022
Toda Sua
Dicas

Toda Sua


24 de dezembro de 2021
Às vezes nos perguntamos, por que estudar BIOLOGIA?
Biologia

Às vezes nos perguntamos, por que estudar BIOLOGIA?


22 de novembro de 2019
  • Visualizar por ano
  • Visualizar por categoria