O Vale Cultural do Colégio UNIFEBE ressaltou a importância e promoveu conhecimento sobre as culturas locais e regionais. O evento, realizado no térreo da instituição e promovido pelas professoras Francine Sens e Suy Mey Schumacher Moresco, fez com que os alunos do 1º ano investigassem e pesquisassem a fundo sobre a vinda dos colonizadores e sua influência na sociedade atual.
Durante as aulas, foram selecionados alguns países, como Alemanha, Itália, Polônia e Portugal, além de Haiti e Venezuela, países de origem de muitos imigrantes atualmente. Os estudantes foram divididos em grupos e foram direcionados a pesquisas sobre hábitos, costumes, comidas, bebidas, roupas típicas e curiosidades de cada país escolhido.
A professora Suy Mey ressalta que o projeto também visou ampliar o conhecimento dos alunos sobre as culturas do Vale do Itajaí de uma forma mais visual e divertida. “A Feira teve uma importância social, pois resgatou as raízes culturais de nossa região. Houve uma grande participação dos alunos, que produziram ótimos trabalhos e se envolveram bastante com a atividade”, assegura.
De acordo com o aluno Caio Dalpra, que apresentou seu trabalho sobre a Alemanha, a feira evidenciou aos alunos aspectos importantes na construção da região em que vivemos. “Conseguimos perceber que muitos desses elementos culturais estão presentes em nosso cotidiano até hoje”, aponta o jovem.