Dois trabalhos de alunos do Colégio UNIFEBE foram premiados na 23ª Feira Regional de Matemática, realizada na instituição na última semana. O projeto “Análise Referente ao Asteroide”, dos alunos Fernanda Lira e Miguel Floriane Amorim, que foi premiado entre os destaques e representará o colégio na etapa estadual da feira, em outubro, em Timbó e o projeto “Produção de Vinhos”, das estudantes Tainá Klabunde Floriani e Ana Flávia Guedert, que recebeu menção honrosa na premiação.
De acordo com a professora de Matemática do colégio, Simone Sobiecziak, os resultados obtidos na feira são fruto de muito empenho e dedicação dos alunos. “Já esperávamos que algum dos nossos trabalhos seriam premiados, pois ficaram excelentes. A experiência de participar da feira desenvolveu algumas competências nos estudantes como capacidade de argumentação oral e a inserção no meio acadêmico. Tudo isso contribui muito para suas formações”, revela a docente.
A expectativa, agora, é de desempenhar um bom papel na etapa estadual da feira. Para isso, alunos e professora já se preparam para a próxima fase. “Vamos levar em consideração o que foi observado pelos avaliadores para aprimorar o trabalho e buscar uma classificação para a etapa nacional, o que seria um feito histórico para o Colégio UNIFEBE. É muito satisfatório poder ver os alunos se destacando e surpreendendo a todos com projetos e apresentações de excelência”, elogia a professora Simone.
A estudante Fernanda Lira revela que recebeu com surpresa e felicidade a premiação do trabalho. “Espero que possamos aperfeiçoar nosso trabalho ainda mais na etapa estadual, colocando o nome do Colégio UNIFEBE no lugar mais alto possível. A professora Simone nos apoiou muito no desenvolvimento do projeto e nos dedicamos bastante para que as coisas saíssem da melhor forma possível. Foi uma conquista muito importante para nós”, entusiasma-se a aluna.
Miguel também não conseguiu esconder a surpresa e a satisfação ao ouvir seu nome no anúncio dos trabalhos premiados. “É um momento que ficará marcado em minha vida. Esperamos melhorar ainda mais o nosso trabalho para a feira estadual, pois será uma experiência incrível”, projeta o jovem.
O trabalho destaque
O trabalho desenvolvido por Fernanda e Miguel aborda o asteroide “16 Psyque”. A inspiração para o tema do projeto veio do filme “Não Olhe Para Cima”, lançado no ano passado e que conta a história de um astro muito valioso. A dupla fez algumas pesquisas e descobriu a existência de um asteroide muito parecido com o do filme, que é fictício.
Na apresentação, os alunos buscaram falar sobre a localização, o tamanho e o motivo pelo qual o asteroide é avaliado em uma quantia de 10 mil quatrilhões de dólares. Após a contextualização, foram apresentadas duas tabelas, nas quais indicavam o valor do astro convertido na cotação das quatro principais moedas de fluxo comerciais, correspondentes aos meses de março e agosto. Próximo à feira, os alunos compararam os valores atuais para verificar se houve valorização ou desvalorização das moedas em relação ao dólar.
Também foi explorada a questão financeira e a viabilidade para o Brasil investir nesse tipo de tecnologia. A conclusão do trabalho foi que a mineração de asteroides, apesar de ser uma realidade ainda distante, um dia irá acontecer e que trará riqueza para o planeta.