08 de agosto de 2024

Técnicas de respiração e concentração são oferecidas para estudantes do Ensino Médio do Colégio UNIFEBE

Ações são desenvolvidas durante o segundo intervalo e terão continuidade no segundo semestre de 2024

O início do segundo semestre também marca a retomada do projeto de Extensão Cultivando a Presença: Práticas de Mindfulness para Estudantes, desenvolvido no Colégio UNIFEBE, com turmas do 1.º, 2.º e 3.º anos do Ensino Médio. As atividades são organizadas durante os segundos intervalos e contam com um espaço preparado especialmente para as práticas.

Para as atividades, os estudantes são orientadas e recebem acompanhamento por membros da equipe do Colégio. A participação é livre e, segundo Ariane Truppel, do Serviço de Orientação Psicológica e Educacional (Sope), visa auxiliar no desenvolvimento de técnicas de respiração e concentração e a atenção plena, como formas de reduzir ansiedade, casos de insônia, além de melhorar o foco, concentração e proporcionar maior flexibilidade cognitiva.
“A atividade tem por objetivo oferecer aos estudantes um intervalo ativo com práticas de respiração por meio de estratégias que visam auxiliar para a atenção plena, contribuindo para a saúde e o bem-estar dos estudantes”, descreve.

O desenvolvimento do projeto, como relata Ariane, foi motivado pela observação de características de comportamento entre os estudantes. De acordo com ela, as observações realizadas pela equipe do Sope indicam pouca interação, entre eles, durante os intervalos. A preferência constatada foi pelo uso de smartphones.

Outra característica mapeada foi a alta demanda relacionada a casos de ansiedade. “Verificou-se a importância de realizar um projeto que transformasse o intervalo em um momento ativo com propostas que visassem desenvolver a atenção plena dos estudantes e, consequentemente, a longo prazo, reduzir sintomas de ansiedade, depressão, entre outros aspectos socioemocionais”, observa.

Bem-estar

O diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, salienta a possibilidade de os estudantes utilizarem as técnicas de respiração, concentração e controle da ansiedade e seus efeitos em momentos fora do ambiente escolar. Para ele, os conhecimentos apresentados durante a prática, orientada pelo acadêmico de Psicologia, Uriel Miguel Nunes, representam uma capacidade mais ampla de controle das emoções e reações durante as atividades diárias.

“Além de eles aprenderem a praticar as técnicas nas atividades, com esse conhecimento, eles podem utilizar as técnicas em outros momentos da vida, em qualquer lugar”, reforça o diretor. “A prática é importante, claro, mas, nesse momento, é mais importante eles aprenderem técnicas para que eles utilizem nos momentos que eles acharem mais necessários, esse é o ponto principal”, descreve.

A percepção dos resultados das técnicas faz com que a estudante Ieda Toldt Camargo projete manter os exercícios incorporados à sua rotina escolar. De acordo com ela, os benefícios se refletem em maior qualidade de vida e bem-estar, além de ajudar em sala de aula.

“Praticar mindfulness na escola tem trazido vários benefícios para minha saúde mental e física. Tem ajudado muito a reduzir o estresse, melhorou imensamente a concentração em sala de aula e aumentou o bem-estar emocional”, relata.

Colégio UNIFEBE está com matrículas abertas para 2021

Colégio UNIFEBE está com matrículas abertas para 2021

08 de outubro de 2020
Colégio UNIFEBE celebra três anos de fundação com confraternização entre alunos e professores