Na última semana, na sala da reitoria, foi realizada uma reunião para tratar sobre o intercâmbio de estudantes do Ensino Médio para a Alemanha. No encontro, estiveram presentes a professora Rosemari Glatz, reitora da UNIFEBE, o professor Leonardo Ristow, diretor do Colégio UNIFEBE, além de representantes do setor de internacionalização da universidade, da Fundação Cultural de Guabiruba, da Fundema, representando o Município de Brusque, e do Colégio Cônsul Carlos Renaux.
A ida dos alunos selecionados do Colégio UNIFEBE, do Colégio Cônsul e da rede pública de ensino de Guabiruba está prevista para julho e terá duração de 10 dias. No final do ano, será a vez de estudantes e professores alemães virem ao Brasil. Durante a estadia na Alemanha, os alunos brasileiros serão hospedados em casas de família e terão a oportunidade de conhecer os aspectos sociais, culturais, ecológicos e educacionais dos dois países.
O projeto que contempla a mobilidade estudantil está inserido na parceria entre as Prefeituras Municipais de Brusque e Guabiruba com o Distrito de Karlsruhe, situado no estado alemão de Baden-Württemberg. A professora Rosemari destaca o compromisso da instituição em proporcionar aos estudantes experiências educacionais enriquecedoras e culturalmente diversas. “Estamos ansiosos para ver o impacto positivo que esse projeto terá na vida dos nossos alunos. Esperamos que eles possam aproveitar ao máximo essa experiência única, que os tornará cidadãos globais e que acrescentará muito na trajetória pessoal, escolar e profissional de cada um deles”, entusiasma-se a reitora.
De acordo com o professor Leonardo Ristow, o intercâmbio permitirá que os alunos vivenciem a cultura e o dia a dia da região alemã. “Nossos estudantes apresentarão o que realizamos aqui na questão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), algo que foi uma necessidade apontada pela Comitiva do Distrito de Karlsruhe quando estiveram em Brusque”, conclui.