notícias colégio
Notícias
10 de outubro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvea

Projetos do Colégio UNIFEBE são premiados na Febic e se credenciam para eventos de iniciação científica

Desempenho veio com a primeira colocação geral na categoria Ciências Exatas e da Terra e destaque como melhor projeto de escola particular

Dois projetos desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio do Colégio UNIFEBE foram reconhecidos durante a edição 2023 da Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), ocorrida em Pomerode. Com Armazenamento em DNA sintético: A vanguarda da tecnologia de armazenamento de dados digitais, o Colégio conquistou o 1º lugar geral da categoria Ciências Exatas e da Terra, enquanto o trabalho Paradoxo de Fermi ao Sinal Wow: Uma hipótese para uma das maiores problemáticas da astrobiologia moderna foi reconhecido como melhor projeto de escola particular.

Os resultados também credenciam os estudantes à participação em outros eventos do gênero. O trabalho de Guilherme Bortolotto Hanzen, Leonardo Luís Torresani e Ranieri Züge Souza, com o Paradoxo de Fermi ao Sinal Wow, foi habilitado para a Feira da Iniciação Científica no Pontal do Triângulo Mineiro (FICP). Já o de Caio Onofre Riegert e Gustavo Osovski, Armazenamento em DNA Sintético cumpre os requisitos para a Feria Internacional de Innovación, Ciencia y Tecnología (Feincyt), organizada no México.
Na avaliação da professora Simone Sobiecziak, o processo de elaboração dos trabalhos foi o que permitiu aos estudantes e equipe ampliar o conhecimento e experiência de sala de aula, assim como perceber a inter-relação entre as diferentes áreas do conhecimento. Segundo ela, como primeira participação na Febic, já foi possível proporcionar a rotina de pesquisadores, como o desenvolvimento, produção de referencial teórico, banners e apresentação.

“Foram dias de muito trabalho e exaustão, mas que renderam resultados maravilhosos. Todos os alunos, sem exceção, viveram uma experiência que será inesquecível e que agregou muita experiência, aprendizado e enriquecimento intelectual e cultural”, descreve.

Iniciação científica como foco
A participação na Febic foi a primeira do Colégio UNIFEBE e a possibilidade de ter oito trabalhos aceitos, cinco participando, entre eles, dois premiados é motivo de orgulho para o diretor, professor Leonardo Ristow. Ele destaca o reflexo na educação gerado pela aproximação entre temas que interessam o estudante e os conceitos trabalhados com qualidade ao longo do ano. “A aprendizagem se torna mais significativa quando os alunos investigam aquilo que eles têm interesse e se dedicam mais, pesquisam mais, logo, apreendem mais”, descreve.

Para o diretor, a participação e o reconhecimento demonstram empenho e trabalho de professores e alunos ao longo do ano e o foco dado à iniciação científica. Ele projeta uma ampliação da atenção dada a eventos semelhantes e a possibilidade de inclusão de outros anos nas próximas edições.

Pesquisa e dedicação
Inspirados por uma publicação em uma rede social, Caio e Gustavo, ressaltam a alta demanda de leitura e escrita que o trabalho exigiu. Para os colegas, os reconhecimentos obtidos e o credenciamento para a feira mexicana de estímulo para seguir aprofundando a pesquisa.

Questionado sobre a que atribui o desempenho do grupo, Gustavo relembra o processo de pesquisa sobre o tema. “As noites lendo artigos, nos permitindo criar um referencial teórico extremamente abrangente e completo”, indica. Segundo ele, a experiência, além do conhecimento sobre o tema, trouxe benefícios como a melhoria na habilidade de transmissão de informações obtidas em artigos complexos e em outros idiomas para uma forma acessível.

Na avaliação do estudante Ranieri, as consultorias e orientações somados ao trabalho diário dos professores foram diferenciais para o resultado atingido pelo grupo. Segundo ele, a participação na Febic gerou uma experiência que os integrantes vão levar para a vida e deve auxiliar em uma futura graduação.

De acordo com ele, a tendência é que a pesquisa seja aprofundada devido ao credenciamento para o evento em Minas Gerais e contatos recebidos durante o desenvolvimento do trabalho. “A experiência de participar da Febic foi incrível e desafiadora, foi um prazer e orgulho ganhar destaque como o melhor projeto do Brasil de escolas particulares. Acredito que tivemos um desempenho vitorioso devido à extensa pesquisa e na nossa metodologia aplicada. Uma hipótese sem fundamento não tem credibilidade”, afirma.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

comunicacao.gestao@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Professores do Colégio UNIFEBE participam de formação continuada
Destaque

Professores do Colégio UNIFEBE participam de formação continuada


01 de agosto de 2023
Alunos do Colégio UNIFEBE participam de oficina sobre impressão 3D
Destaque

Alunos do Colégio UNIFEBE participam de oficina sobre impressão 3D


30 de setembro de 2021
Alunos de Brusque e região participam da Feira Regional de Matemática no Colégio UNIFEBE

Alunos de Brusque e região participam da Feira Regional de Matemática no Colégio UNIFEBE


02 de setembro de 2022