O Segredo da Família Montenegro e O Mistério de Athenas foram as histórias escolhidas para a Investigação Literária, desenvolvida com as turmas de 9.º ano do Ensino Fundamental do Colégio UNIFEBE. A ação visa incentivar a leitura e estimular as interpretações das narrativas trabalhadas em sala de aula, mesclando o enredo da trama literária e as pistas que incentivam.
Com a introdução das histórias e as descrições das personagens, cada grupo recebia um capítulo semanal para desvendar os segredos de cada história. Durante a atividade, um estudante de cada turma, selecionados como auxiliares ou “suspeitos reais”, tornavam a imersão mais complexa, deixando pistas em espaços do colégio, como salas de aula e corredores.
“A cada semana, as turmas eram surpreendidas com uma carta enigmática, uma cena de assassinato, objetos que os personagens da história usariam como símbolos de família ou sociedade oculta, enfim, todo o tipo de pista real para que auxiliasse a compreensão da história ficcional”, descreve a professora de Língua Portuguesa, Elionir Elizamara de Freitas. “As histórias foram criadas por mim, para haver mais suspense nas investigações dos alunos, para saberem o que iria acontecer nos capítulos que seguiam”.
Experiência diferente
Outro diferencial proporcionado pela experiência foi a busca dos grupos para elucidar sua respectiva história apresentadas em slides e cartazes. A atividade foi a primeira do tipo que a estudante Ana Júlia Godoy participou e, na avaliação dela, serviu de estímulo para a leitura devido ao formato adotado.
“Foi uma experiência bem legal e diferente. A cada capítulo novo que ganhávamos era uma nova descoberta na história e, quando encontrávamos as pistas, tentávamos descobrir o mais rápido possível. A investigação foi como um quebra-cabeça e os capítulos iam se juntando com as pistas, nossas teorias e, no fim, conseguimos resolver toda a história, que não fazia sentido no começo”, descreve a estudante.
O diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, destaca o engajamento entre os estudantes e as histórias desenvolvidas. Para ele, o suspense e a possibilidade de investigação proporcionadas pela dinâmica auxiliaram a tornar a leitura mais atrativa.
Segundo o diretor, demonstração do interesse foi a atenção dada à frase lida durante participação especial na ação, na qual o diretor ficou responsável por ler parte da história em sala de aula. “Foi muito bom ver essa empolgação, cumpriu com o objetivo, que era o estímulo à leitura”, descreve.