O projeto “Aprendizagem Positiva”, desenvolvido pela professora Luzia Meurer, psicóloga do Colégio UNIFEBE, tem como objetivo auxiliar os alunos do Ensino Fundamental a compreenderem as dificuldades de aprendizagem encontradas em sala de aula e promover uma reflexão sobre suas habilidades e potenciais individuais, independente dessas dificuldades. O projeto foi implementado por meio de oficinas e atividades interativas, em conjunto com o acadêmico de Psicologia da UNIFEBE, Gabriel Saporito.
A compreensão das limitações de cada um é fundamental para que os estudantes possam superá-las e explorar todo o seu potencial. Sob a coordenação da psicóloga escolar, as oficinas ofereceram um espaço seguro e acolhedor para que os alunos pudessem compartilhar suas experiências e entender que suas dificuldades não os definem por completo.
Além de fornecer informações, o “Aprendizagem Positiva” objetiva estimular e encorajar os estudantes a identificar e valorizar suas competências, reconhecendo que cada um possui talentos únicos que podem ser desenvolvidos e aplicados em diversas áreas.
“O projeto visa enfatizar que cada pessoa tem seu próprio ritmo, capacidade e habilidade para aprender determinado conteúdo e que, portanto, dificuldades de aprendizagem não são sinônimo de falta de inteligência. Acredita-se que, por meio dessas ações, será possível contribuir significativamente no que diz respeito à conscientização dos estudantes em relação à sua própria capacidade em lidar e superar esses obstáculos em suas vidas”, explica a professora Luzia.
Um dos momentos mais marcantes do projeto foi a “Dinâmica dos Bons Relacionamentos”. Nessa atividade, os alunos foram desafiados a manter um balão no ar, trabalhando em conjunto para alcançar esse objetivo. A proposta era que, ao mesmo tempo em que cada estudante buscava manter seu próprio balão no ar, também contribuísse para que os dos colegas permanecessem flutuando. Essa dinâmica buscou enfatizar a importância do trabalho em equipe e da solidariedade, mostrando que, ao apoiar e ajudar os outros, cada indivíduo pode alcançar um resultado positivo para si mesmo e para o grupo.
De acordo com Gabriel, durante a elaboração do projeto foram priorizadas as habilidades individuais de cada aluno acima das dificuldades. “Acreditamos que, por meio das práticas que foram realizadas, conseguimos proporcionar aos jovens um ambiente confortável, seguir dando ênfase às potencialidades de cada um e mostrando que todos nós somos capazes de aprender de formas diferentes. Também foram trabalhados o conceito de resiliência e o trabalho em equipe”, afirma.