04 de maio de 2020

Projeto África Sem Estereótipos incentiva estudantes a desmistificar preconceitos sobre o continente

Nas disciplinas de Geografia e Português os estudantes produzirão reportagens sobre o assunto.

Os estudantes do 2º ano do Colégio UNIFEBE têm trabalhado uma forma de desmistificar os preconceitos criados sobre o continente africano. A iniciativa foi proposta pelas professoras Tatiane Marques Moresco e Suy Mey Schumacher Moresco, nas disciplinas de Geografia e Português, por meio do projeto África Sem Estereótipos. De acordo com a professora de Português, Suy Mey Schumacher Moresco, os alunos pesquisarão sobre um país do continente e, a partir de uma personalidade africana escolhida por eles, produzirão reportagens impressas.

“A ideia é que eles tragam nas reportagens dados e conceitos da geografia, relacionando o continente e o país com a personalidade escolhida. Destacando as coisas boas e as contribuições que a África faz pelo mundo”, explica Suy Mey.

Para auxiliar na produção das reportagens, os estudantes participaram de uma videoconferência com o brusquense Eduardo Kohler. O mochileiro que já visitou o continente africano cinco vezes, contou aos alunos sobre a cultura local, estilos de vida e as experiências marcantes que vivenciou enquanto esteve no Marrocos, Egito, Etiópia, África do Sul, Namíbia, Quênia e Tanzânia.

“A fala dele veio contribuir com o que estamos trabalhando durante o projeto. Por meio dessa visão eles puderam entender melhor como o povo vive, as diferenças culturais em todo continente e como lá eles conseguem criar soluções a partir de suas dificuldades”, ressalta Suy Mey.

Para o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Claudemir Aparecido Lopes, o projeto tem ensinado aos estudantes novos significados sobre riqueza. “ Aprender sobre costumes, estilos de vida diferentes nos ajuda a entender que a riqueza não é só dinheiro ou capital e que a outra cultura nunca será superior nem inferior, mas sempre diferente”, enfatiza Claudemir.

Depois de prontas, as reportagens impressas serão transformadas pelos alunos em reportagens de áudio.

Tecnologia adquirida pela UNIFEBE permite realizar aulas presenciais e virtuais simultaneamente

04 de novembro de 2020
Inovação e Empreendedorismo é tema da terceira edição do Conversa com Empreendedor do Colégio UNIFEBE
Empreendedorismo