Um projeto interdisciplinar, desenvolvido por estudantes da 3.ª série do Ensino Médio do Colégio UNIFEBE, aliou disciplinas como Espanhol, Inglês, Arte e Projeto de Vida com à customização e à troca de peças de roupa. A 1.ª Feira de Intercâmbio de Roupas foi desenvolvida como forma de estimular a reflexão sobre o consumo à produção de peças considerando o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, relacionado aos padrões sustentáveis de produção e consumo.
Antes da programação, as turmas realizaram pesquisas sobre o tema. Elas foram a base para a produção de infográficos e cartazes. Todo o trabalho foi desenvolvido nos idiomas inglês e espanhol, e também contou com o reaproveitamento de materiais para a produção de peças de upcycling, além de momentos dedicados à promoção de reflexão acerca de valores, desenvolvimento socioemocional, responsabilidade de consumo e sustentabilidade.
Conforme a professora de língua espanhola, Paola Eugênia Perez Cerri Tetzner, as turmas arrecadaram peças de roupa em bom estado, fizeram a customização e, utilizando vales, puderam fazer a troca. O material excedente foi doado para instituição de assistência social.
Na avaliação dela, a pesquisa conseguiu proporcionar pesquisa, engajamento social e criatividade entre os estudantes. A pesquisa também contribuiu para formação crítica e atenta à sustentabilidade.
“Este projeto é muito importante e acompanha um movimento mundial de conscientização sobre a economia circular. Sabemos que a indústria têxtil é uma das que mais poluem, por isso é essencial repensar o consumo massivo da moda rápida, valorizando o produto artesanal e a reutilização”, descreve.
Fortalecimento de vínculos
Conforme o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, a ação está alinhada à conscientização dos estudantes sobre o consumo sustentável e à atuação voltada para a formação integral dos estudantes.
“A iniciativa colaborou com o desenvolvimento de uma vida sustentável, não só ambientalmente falando, mas social e economicamente. O nosso aluno pôde aprender a comprar uma roupa quando necessário, qualquer outro material, quando necessário, não apenas comprar por comprar. Então, essa atividade teve o objetivo de desenvolver a consciência de uma vida sustentável.”
Coordenadora Pedagógica do Colégio, Natália Ribeiro Gums avalia que a atividade repercutiu positivamente entre os estudantes, sendo marcada pelo envolvimento das turmas desde o início da programação.
“Os próprios estudantes ficaram responsáveis pela arrecadação, triagem e montagem do espaço para a troca, demonstrando responsabilidade e cooperação”, descreve. “Acreditamos que a atividade alcançou plenamente seus objetivos: promover valores, fortalecer vínculos e estimular o protagonismo estudantil de maneira leve, criativa e interdisciplinar”.
Para a estudante da turma A da 3.ª série do Ensino Médio, Ana Clara Pirola, a atividade foi educativa e divertida. Ela também destacou a possibilidade de participar da organização da Feira e colaborar com o meio ambiente como um benefício.
”Muita gente trouxe peças em bom estado que não usava mais e acabou levando algo novo para casa. O mais legal é que as roupas que não foram trocadas serão doadas para quem precisa, o que torna o projeto ainda mais solidário e especial. Foi uma atividade diferente, divertida e, acima de tudo, muito consciente”, avalia.
Fotos: Ana Lúcia Fiuza de Carvalho