O sucesso acadêmico e o bem-estar dos estudantes do Colégio UNIFEBE são o foco do projeto De Bem com os Estudos, desenvolvido com estudantes dos 6ºs anos. A iniciativa é realizada desde agosto e prevê a elaboração de um plano detalhado de compromissos diários, com metas de aprendizado, intervalos de descanso e lazer e matérias a serem estudadas pelos estudantes.
A estudante Victória Carolina Lubke acredita que o projeto ajudou na organização dela e dos colegas. “Achei muito importante e legal, pois, com as dinâmicas feitas consegui aprender a me organizar melhor e focar em meus estudos e todos receberam um cronograma de organização das atividades”, relata.
Com o sucesso da iniciativa, a tendência, segundo uma das organizadoras do projeto, professora Luzia Meurer, é que ele seja ampliado até o segundo ano do ensino médio. A medida é uma forma de auxiliar os estudantes na busca por um equilíbrio entre a dedicação de estudos e momentos de lazer.
“O projeto De Bem com os Estudos é uma iniciativa crucial para estudantes da Educação Básica. Ele se destaca por seu foco na organização dos estudos, visando não apenas o sucesso acadêmico, mas também o bem-estar dos alunos. A importância desse projeto reside na promoção de uma aprendizagem significativa”, descreve a professora.
Segundo ela, com os ensinamentos do projeto, os estudantes terão ferramentas de suporte para os desafios acadêmicos e em outros momentos das vidas, porém, sem perder a confiança e o equilíbrio emocional. “Ao ensinar os alunos a planejar, gerenciar seu tempo e concentrar seus esforços de maneira eficaz, ele não apenas melhora o desempenho escolar, mas também reduz o estresse e a ansiedade associados aos estudos”, afirma.
Estratégia pelo ensino
Avaliação semelhante faz a professora Ariane Truppel, que também acompanhou a iniciativa. De acordo com ela, o projeto começou a ser elaborado após a identificação de dificuldades com a rotina de estudos. “Percebemos que muitos deles não tinham uma organização específica para os estudos e organizamos estratégias para abordar isso com os alunos”, avalia.
Com o estímulo, os estudantes apresentaram medidas que poderiam melhorar cenários propostos, em geral, ações que passavam por uma organização de uma rotina de estudos.
“Buscamos estratégias para que eles tenham como estudar e manter momentos de lazer”, afirma. Ela também reforça práticas do dia a dia do estudante que podem auxiliar na fixação dos conteúdos. ”Fazer resumos, marcar pontos importantes, dúvidas, participar de reforços e assessorias oferecidas do colégio”, indica.
De acordo com o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, as orientações prestadas são ferramentas importantes no desenvolvimento dos estudantes. Ele salienta os trabalhos mantidos pelo Serviço de Orientação Psicológica e Educacional no processo de formação dos jovens e o papel das atividades na melhoria da qualidade de ensino.
“Entendemos que o Colégio não é apenas aquele que vai repassar um conteúdo e cobrar depois, em uma avaliação. O Colégio pode exercer a função de auxílio nos estudos e esse material, produzido pelo Serviço de Orientação Psicológica e Educacional do Colégio vai ao encontro desse suporte que podemos dar para que os estudantes possam se organizar melhor e ter uma rotina de estudos adequada e ter uma compreensão melhor do conteúdo ensinado”, descreve.