A profissão de jornalista e seus desafios foram tema de uma palestra ministrada por três profissionais da área para os alunos do 1º ano do Colégio UNIFEBE na manhã da última quarta-feira (30). Olga Luisa dos Santos, da Assessoria de Comunicação da UNIFEBE, Valdomiro da Motta, da Rádio Cidade e Bárbara Sales, do Jornal O Município, conversaram com os estudantes, tiraram suas dúvidas sobre os principais elementos do jornalismo.
Os alunos, inclusive, estão desenvolvendo um projeto nos componentes curriculares de Geografia, Língua Portuguesa e Química sobre Recursos Hídricos, com foco no Rio Itajaí-Mirim e irão escrever uma reportagem sobre o tema, como explica a professora Suy Mey Schumacher Moresco, de Língua Portuguesa. “A ideia é que eles produzam uma entrevista e uma reportagem. Essa conversa com os jornalistas serviu para mostrá-los como esses profissionais desenvolvem seus trabalhos e poder direcioná-los nesse trabalho”, revela a professora.
De acordo com o jornalista Valdomiro da Motta, a principal mensagem deixada aos alunos é de que “a verdade deve prevalecer acima de tudo”. Para ele, o momento foi importante, pois serviu para compartilhar experiências com os estudantes, independentemente da carreira que eles optarem no futuro. “Acredito que a maioria agora irá olhar a informação de outra maneira, principalmente em relação ao trabalho da imprensa e do jornalista. É uma forma de eles entenderem a realidade desses profissionais. O jornalismo é muito amplo e o compromisso com a verdade e com a ética tem que prevalecer”, detalha o comunicador da Rádio Cidade.
A estudante Mariana Gianezini Voss considera que a palestra a auxiliará na produção da reportagem. “Acredito que hoje adquirimos um conhecimento importante no desenvolvimento de nosso trabalho. Além disso, a conversa mostrou o quanto a carreira de jornalista pode ser interessante”, elogia Mariana.