“Este evento é um momento de muito orgulho para nós, professores e equipe, pois, é a validação de todo processo acadêmico e científico desenvolvido de fevereiro a agosto. Os alunos entram em contato com um mundo novo, o da pesquisa, nas aulas dos componentes curriculares e nas aulas de iniciação científica e projetos, em que, a partir do método científico identificam um problema de pesquisa dentro do tema escolhido e então objetivam uma solução para este, passando pelas etapas de fundamentação teórica, metodologia, resultados e conclusões”, descreve a professora Jéssica Leme Cano.
Os destaques da Feira Científica – Tecendo Conhecimento, do Colégio UNIFEBE, foram reconhecidos pela comissão organizadora da programação. Eles foram certificados em categorias como oralidade, relevância científica, relevância social, relevância ambiental e criatividade.
Avaliados por professores do Colégio UNIFEBE e dos cursos de graduação da UNIFEBE, os estudantes desenvolveram os projetos entre fevereiro e agosto. No período, além da definição de temas, eles trabalharam em introdução, referencial teórico, metodologia, resultados e discussões.
Segundo ela, as habilidades desenvolvidas durante a etapa de pesquisa são de extrema importância nos âmbitos pedagógico, científico e social e extrapolam os conteúdos curriculares. Ela destaca o trabalho em equipe, redação de textos científicos, oralidade, criatividade, capacidade de solucionar problemas, argumentação como algumas das competências desenvolvidas durante a atividade.
De acordo com a professora, a expectativa é que nas próximas edições da feira mais estudantes tenham na iniciação científica como um de seus interesses e agreguem trabalhos e vivências. Outra tendência que a professora projeta a de uma diversificação maior de temas, com mais trabalhos de professores das diferentes áreas do conhecimento.
“Destaco a importância de vivenciar essas experiências, as trocas com outros estudantes e professores, receberem avaliação de bancas e então serem premiados com certificados de destaques e medalha no encerramento do ciclo, etapa de valorização pelo esforço e dedicação em um trabalho extenso e de qualidade”, descreve.
Geração de conhecimento
Já o diretor do Colégio UNIFEBE, Leonardo Ristow, salienta a produção de conhecimento resultante da feira. De acordo com ele, o nível dos trabalhos apresentados cumpriu com o papel de ampliar o conhecimento gerado em sala de aula e o envolvimento dos estudantes na programação merece destaque.
“Observamos um engajamento muito bom na produção de conhecimento e ficamos muito contentes em observar que eles utilizaram os conceitos assimilados nas disciplinas, na produção do conhecimento em temáticas que tinham mais interesse. Tivemos excelentes trabalhos apresentados“, descreve.
Para a estudante Gabriela Bozio, a participação na feira foi um momento descrito como único. Ela reconhece que a experiência e os esforços para o desenvolvimento do projeto exigiram dedicação dos estudantes e afirma ter aprendido mais durante o processo. “Esse trabalho trouxe-nos diversas experiências, como a do trabalho em grupo, que muitas vezes não é fácil, ampliou o nosso vocabulário de uma forma inexplicável, ajudou a lidar melhor com as críticas. No final, tudo vale a pena”, descreve.
O trabalho escolhido para a feira foi o “Uma análise multidisciplinar do Airbus A380, a maior aeronave comercial da atualidade”, que detalhou sobre as características e capacidades do modelo. O grupo acabou o evento como um dos destaques por relevância científica. Segundo a estudante, as experiências e certificações também agregam na sua trajetória profissional”, afirma.
Lista de trabalhos por turma:
Trabalho – Turma 3ª – Destaque
Toxina Butolínica – Oralidade
Perícia criminal: Serial Killers – Relevância Científica
Muai Thay – Relevância Científica
Ferimento por projétil – Relevância Social
Erupções de Vulcões – Relevância Ambiental
O estudo do chá Ayahuasca – Oralidade
Câncer e seus tratamentos – Relevância Social
Apostas esportivas e cassino – Criatividade
Trabalhos – Turma 1ª – Destaque
Uma análise multidisciplinar do Airbus A380, a maior aeronave comercial da atualidade – Relevância Científica
Ouro: uma análise abrangente – Relevância Ambiental
Cookies – Criatividade
Desvendando os bastidores dos processos criativos na indústria da moda – Relevância Econômica
Elementos do basquete explicados pelos pontos de vista matemáticos, físicos e químicos – Relevância Social
A Batata: do cultivo à produção – Relevância Econômica
Musculação e suplementação – Relevância Científica
Fabricação de Salgadinhos – Oralidade
Navio cargueiro – Relevância Econômica
Buracos negros e estrelas – Relevância Científica
Água e suas formas de tratamento – Relevância Ambiental
Ginástica Rítmica – Criatividade
Trabalho – Turma 1B – Destaque
O Surf dentro e fora d’água – Relevância Social
Saturno V (Apollo XI) – Relevância Científica
Para-raios SPDA e descargas elétricas – Relevância Científica
Explorando O Funcionamento Energético, O Desempenho e Gastos com Motores em Veículos Automotivos – Oralidade
Produção de concreto – Criatividade
Desfibração – Relevância Ambiental
Desastre sobre trilhos: uma análise do descarrilamento em Ohio – Relevância Ambiental
Morangos – Relevância Ambiental
Pokemón – Relevância Econômica
Acidente Césio-137 – Relevância Ambiental
Trabalho – Turma 3B – Destaque
Sinergia Matemática, Física e Química: explorando a conexão com a computação e programação – Relevância Científica
Sinal Wow – Relevância Científica
A ciência da música: música eletrônica e instrumentos de corda – Relevância Científica
Fuga de Alcatraz: uma abordagem interdisciplinar em Matemática, Física e Química – Oralidade
Calopsitas – Criatividade
Armazenamento em DNA Sintético: A vanguarda da tecnologia de armazenamento de dados digitais – Relevância Científica
Aparelho Auditivo – Oralidade
Uso das armas químicas em Auschwitz – Relevância Social
A ciência dos carros – Criatividade
Pedalando pela ciência: uma análise do ciclismo de estrada – Relevância Científica