17 de maio de 2024

Estudantes são premiados em noite de exibição de clipes do Colégio UNIFEBE

Produções em inglês e espanhol serviram de inspiração para versões interpretadas em grupo

Clipes de diferentes estilos musicais, originalmente gravados nos idiomas de língua inglesa e espanhola, ganharam versões interpretadas por estudantes dos primeiros anos do Colégio UNIFEBE. As produções foram exibidas e reconhecidas com uma premiação durante solenidade, realizada no Bloco H do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

As apresentações envolveram interpretações de clássicos como Eye of the Tiger, Girls just wanna have fun, I want to break free ou mesmo, Uptown funk, Wannabe, Hair, Can’t get over e Hot n Cold, em inglês. Já, em espanhol, as interpretações tiveram músicas como Nuestra Canción, Fantasmas, Kuduro, Waka Waka.

“A atividade foi incrível de fazer, foi uma proposta diferente, nosso grupo ficou muito feliz de ganhar e estávamos com muito medo, pois estava muito concorrido”, avalia Ana Flávia Gohr Cavilha, integrante do grupo que interpretou Utown Funk. O grupo ficou em primeiro lugar entre os clipes em inglês. Além de explorar mais o idioma, ela afirma que a participação no projeto a ajudou a desenvolver as habilidades como falar em público, assim como conhecer outros artistas, ao acompanhar o trabalho de outros grupos.

A percepção de Ana Flávia é semelhante ao colega Joaquim de Oliveira, da equipe ganhadora da categoria Espanhol, com Nuestra Canción. De acordo com o jovem, o formato foi uma forma divertida de explorar o idioma, interagir com os colegas e superar a timidez na interpretação. Segundo o estudante, o fato de todos poderem acompanhar as versões produzidas foi um ponto alto da noite. “Sinceramente, os outros grupos eram muito bons. Então, ficamos realmente muito alegres com o resultado”.

Famílias e criatividade

O formato adotado e a participação das famílias na produção e noite de premiação são destacados pelo diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow. Para o diretor, o envolvimento das famílias e dos estudantes na atividade tem papel importante na aquisição de conhecimento e a atividade auxiliou na aproximação entre as partes envolvidas.

“A aprendizagem ocorre quando os alunos se engajam, se dedicam e entendam como algo importante e significativo. Então, a produção de um clipe desenvolve a aquisição de habilidades”, descreve.

Segundo a professora Paola Cerri, a ludicidade envolvida na proposta dos clipes serve de preparação para que os estudantes desenvolvam múltiplas competências, além do próprio domínio de um segundo idioma. Com o modelo, ela reforça o contato com a cultura dos países e o estímulo aos estudantes melhorarem suas capacidades de ouvir e se expressar em um segundo idioma.

“A verdadeira riqueza dessas propostas reside no ensino integral, pois os alunos não apenas aprimoram suas habilidades linguísticas, mas também desenvolvem competências como criatividade, organização, trabalho em equipe e o uso de novas tecnologias”, destaca.

Já para professora, Francine Sens, a classifica a iniciativa como especial e salienta o envolvimento dos estudantes com o projeto. “Como professor, é um privilégio testemunhar o crescimento e desenvolvimento de cada ao longo deste trimestre e compartilhar o resultado de um projeto especial, que demonstra não só a dedicação de nossos alunos, mas também sua capacidade de expressar suas ideias de forma única e significativa”, afirma.

Alunos do terceirão conversam virtualmente com brusquense que estuda na Argentina
Cultura

13 de agosto de 2020
Equipe do Colégio UNIFEBE é finalista do HackNAV