“Além de toda a programação educativa e cultural, ao ficar na casa do Mika acompanhei de perto os costumes, como a prática da reciclagem e a economia de energia. Um dos fatos curiosos é que eles não acendem as luzes de casa durante o dia, apenas abrem as janelas para entrar a iluminação natural”, contou Gabriel.
A acolhida dos alemães, desde o primeiro dia, foi também destacada pelo estudante. “Os alemães apreciam muito o Brasil e foram sempre muito receptivos conosco. Mais que um partner, ganhei um melhor amigo. Voltei para o Brasil com a certeza de que foi uma experiência incrível”, complementou Gabriel.
Parceria Brasil X Alemanha
Acompanhados pela professora de Língua Inglesa, Francine Sens, de dois alunos guabirubenses e da professora da rede municipal de Guabiruba, Veluma Westarb, a comitiva brasileira vivenciou o intercâmbio estudantil, por meio da parceria firmada entre as prefeituras de Brusque e Guabiruba com o Distrito de Karlsruhe.
Nos dez dias em solo alemão, os estudantes brasileiros apresentaram um projeto desenvolvido com as turmas de 6º ano do Colégio UNIFEBE e da Escola de Educação Básica Municipal Anna Othília Schlindwein, de Guabiruba sobre coleta sustentável de lixo doméstico. Os alunos também participaram de atividades com foco em sustentabilidade, visitaram pontos turísticos, conheceram a linha de produção da montadora de veículos Mercedes-Benz e as escolas Berufliche Schule Bretten e Handelslehranstalt Bruchsal.