28 de julho de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Estudantes do Colégio UNIFEBE retornam do intercâmbio à Alemanha

Alunos e professora da instituição estiveram por dez dias na região de Karlsruhe

Após dez dias em intercâmbio na Alemanha, os estudantes do Colégio UNIFEBE chegaram ao Brasil, nesta sexta-feira (28). Com as malas cheias de boas histórias e novos conhecimentos, o aluno do terceirão, Gabriel Carlos Wanka, foi um dos brasileiros que imergiu na cultura germânica. Durante os dias em solo europeu, Gabriel foi acolhido pela família do alemão Mika Merkle e vivenciou a realidade local.

“Além de toda a programação educativa e cultural, ao ficar na casa do Mika acompanhei de perto os costumes, como a prática da reciclagem e a economia de energia. Um dos fatos curiosos é que eles não acendem as luzes de casa durante o dia, apenas abrem as janelas para entrar a iluminação natural”, contou Gabriel.

A acolhida dos alemães, desde o primeiro dia, foi também destacada pelo estudante. “Os alemães apreciam muito o Brasil e foram sempre muito receptivos conosco. Mais que um partner, ganhei um melhor amigo. Voltei para o Brasil com a certeza de que foi uma experiência incrível”, complementou Gabriel.

Parceria Brasil X Alemanha

Acompanhados pela professora de Língua Inglesa, Francine Sens, de dois alunos guabirubenses e da professora da rede municipal de Guabiruba, Veluma Westarb, a comitiva brasileira vivenciou o intercâmbio estudantil, por meio da parceria firmada entre as prefeituras de Brusque e Guabiruba com o Distrito de Karlsruhe.

Nos dez dias em solo alemão, os estudantes brasileiros apresentaram um projeto desenvolvido com as turmas de 6º ano do Colégio UNIFEBE e da Escola de Educação Básica Municipal Anna Othília Schlindwein, de Guabiruba sobre coleta sustentável de lixo doméstico. Os alunos também participaram de atividades com foco em sustentabilidade, visitaram pontos turísticos, conheceram a linha de produção da montadora de veículos Mercedes-Benz e as escolas Berufliche Schule Bretten e Handelslehranstalt Bruchsal.

“Ao longo da programação eles aprenderam muito sobre o clima, sustentabilidade, aplicaram seus conhecimentos sobre o inglês, e por fim, conheceram as escolas dos seus coirmãos, comemorando com eles o início das férias. Voltamos com as bagagens repletas de memórias e muito aprendizado sobre essa nova forma de ver o mundo”, enfatizou a professora Francine.

Alemães em solo brasileiro

Em outubro, a comitiva de estudantes alemães chegará ao Brasil para vivenciar a cultura brasileira. “Estamos com uma expectativa bem positiva sobre o Brasil, principalmente para conhecer novas pessoas, identificar as diferentes paisagens, costumes e ver de perto as capivaras que os brasileiros tanto falaram em sua visita aqui na Alemanha”, afirmou Mika Merkle.

O diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, detalha que a programação já está sendo preparada para recebê-los. “Queremos que eles sejam bem acolhidos e que enxerguem o potencial que a nossa região tem. Apesar das diferenças culturais, buscamos incutir a importância da sustentabilidade e do cuidado com o clima, por meio de projetos e pesquisas. A parceria com a Alemanha tem gerado bons frutos e queremos cada vez mais estreitar esses laços”, destacou Leonardo.

Os intercambistas chegam ao Brasil no dia 20 de outubro e permanecerão nas casas dos alunos brasileiros até dia 1º de novembro. “Somos gratos por todos os resultados que a parceria entre os dois países tem proporcionado aos nossos estudantes e à nossa instituição. O primeiro impacto positivo já pode ser percebido com essa mudança de olhar sobre o mundo e sobre muitas práticas que podemos adotar também no nosso dia a dia. Que isso os torne ainda mais cidadãos globais e acrescente muito em suas trajetórias pessoais e profissionais”, salientou a presidente da FEBE e reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

Trabalhos de alunos do Colégio UNIFEBE são premiados na 23ª Feira Regional de Matemática

08 de setembro de 2022
Jornalista bate-papo com os alunos do Colégio Universitário de Brusque