O Colégio UNIFEBE participará da fase municipal do Moleque Bom de Bola, competição interescolar de futebol de campo, promovida pela Prefeitura Municipal de Brusque, por meio da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Esportes, que iniciará no dia 30 deste mês. A instituição irá competir nas categorias de 15 a 17 anos, com uma equipe masculina e uma feminina. Os alunos já iniciaram a fase de treinamentos, que ocorrerão uma vez por semana durante a aula de Educação Física. Os times serão treinados pelo professor da disciplina Rafael Marcuzzo Bittencourt, mais conhecido como “Prego”.
É a primeira vez que o Colégio UNIFEBE participará da tradicional competição entre escolas. Os jogadores que compõem a equipe masculina, que conta com 20 atletas, foram selecionados em parceria com os próprios alunos. Já a equipe feminina, terá 15 jogadoras inscritas no torneio. O técnico do time mostra-se otimista quanto à participação das equipes no torneio. “Estamos muito animados, pois confiamos que os alunos irão dar o seu melhor e se divertir praticando um esporte que gostam. Queremos que esse torneio seja um exercício de princípios como a humildade, a disciplina e a convivência. O mais importante é que eles cresçam como cidadãos por meio do esporte”, garante o professor Prego.
Para o professor Leonardo Ristow, diretor do Colégio UNIFEBE, participar do Moleque Bom de Bola é uma forma de os alunos desenvolverem habilidades e competências por meio do esporte. “A prática de esportes reforça valores como disciplina, autocontrole, confiança, trabalho em equipe e superação. Participar desse campeonato faz com que os estudantes se sintam engajados e que haja uma integração entre eles, já que as equipes são formadas com alunos de séries diferentes, e outras escolas. Os colegas mostraram-se muito entusiasmados em torcer pelo sucesso das equipes na competição”, revela o diretor.
Lateral-esquerdo do time masculino, Felipe Areas Schmidt, do 1º ano, comemora a oportunidade de representar o colégio no certame. “Quando soubemos que iríamos participar, ficamos muito felizes, pois é algo que esperávamos ansiosos. Estamos nos esforçando ao máximo para dar o nosso melhor. Esperamos poder nos sagrar campeões e levar essa conquista para nosso colégio”, projeta o aluno, que também treina nas categorias de base do Clube Esportivo Paysandu.
A estudante do 2º ano Maria Luiza Kohler também atua como lateral-esquerda. Apaixonada por futebol, ela mostra otimismo com a participação da equipe no Moleque Bom de Bola. “Sinto-me muito feliz por representar o colégio em uma competição como essa. Será uma ótima experiência e esperamos ter bons resultados. Algumas meninas que irão participar não têm tanto contato com o esporte, por isso precisamos treinar bastante para ter um bom desempenho. Todas estão motivadas e contentes com o desafio, acredito que estamos no caminho certo”, analisa a aluna.
Tabela e fórmula de disputa
A equipe masculina do Colégio UNIFEBE estreará no dia 30, às 10h40, em partida contra a Escola Araújo Brusque. No mesmo dia, às 14h20, os meninos enfrentam o Feliciano Pires em busca da vaga na próxima fase. São 12 equipes divididas em quatro grupos com três times cada. Os dois primeiros de cada grupo avançam às quartas. A decisão do torneio está marcada para o dia 7 de junho.
Já a equipe feminina entra em campo no dia 3 de junho e terá como adversárias as escolas Osvaldo Reis e Santa Terezinha em fórmula de pontos corridos, ou seja, o time com maior pontuação ao fim da disputa, será o campeão.
Todas as partidas serão disputadas no estádio do Clube Esportivo Paysandu.