Chegam ao Brasil neste sábado (21), os estudantes intercambistas das escolas Handelslehranstalt Bruchsal e Berufliche Schulen Bretten, da região de Karlsruhe, do estado de Baden-Württemberg, na Alemanha. Até o dia 1º de novembro, acompanhados pelos alunos e professores do Colégio UNIFEBE e da rede municipal de Guabiruba, eles vivenciarão a cultura brasileira.
A mobilidade estudantil entre o país europeu e o Brasil integra a parceria firmada entre as prefeituras de Brusque e Guabiruba com o Distrito de Karlsruhe. Aqui no Brasil, os alunos alemães também ficarão hospedados nas casas de seus parceiros intercambistas e participarão de uma série de atividades culturais e turísticas. Além da visita à UNIFEBE e ao Colégio UNIFEBE, eles terão agenda com o Prefeito de Brusque e com o Prefeito de Guabiruba, visitarão ambas as cidades, bem como Botuverá, Balneário Camboriú, Florianópolis e Bombinhas, para a realização de passeios culturais e turísticos.
“Nos dez dias em solo brasileiro preparamos uma programação para que eles conheçam as belezas naturais da nossa região, especialmente o litoral, mas também do nosso município e de Guabiruba, que é nosso parceiro neste projeto. Além, é claro, as iniciativas da nossa instituição e a metodologia de ensino aplicada com os nossos estudantes”, elucida o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow.
Colégio UNIFEBE na Alemanha
Em julho, sete estudantes do Colégio UNIFEBE desembarcaram em solo germânico. Lá, com dois alunos da rede municipal de Guabiruba, eles se hospedaram nas casas de famílias alemãs e experimentaram os aspectos sociais, educacionais e culturais da região.
“Queremos que eles se sintam tão acolhidos quanto os nossos estudantes foram em solo alemão. Estamos preparando uma programação para que eles vivenciem nossa cultura e voltem para a Europa com muitos ensinamentos e boas memórias do Brasil”, destaca a presidente da Fundação Educacional de Brusque (FEBE), professora Rosemari Glatz.