Ao longo de 17 encontros, professores, profissionais técnico-administrativos e estagiários do Colégio UNIFEBE, passam por um treinamento fornecido por professores do Instituto Brasileiro de Iniciação Científica (IBIC). A formação terá uma carga horária de 60 horas, com a participação de 27 representantes da UNIFEBE.
A atividade contará com orientações, dinâmicas e o compartilhamento de estratégias voltadas para auxiliar os educadores a pôr em prática a iniciação científica e a educação pela pesquisa. Conforme o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, o cronograma deve ser finalizado até a feira de ciências organizada na instituição, a Tecendo Conhecimento.
“É uma perspectiva muito interessante para a aprendizagem, porque, além de os alunos aprenderem o conteúdo, quando trabalhamos o educar pela pesquisa, eles aprendem a aprender”, descreve, em referência à maior capacidade de autonomia de pesquisa. A contribuição com a capacidade analítica do modelo apresentado pelo instituto também é ressaltada pelo diretor. “Isso é o mais importante, não somente para o conteúdo da sala de aula, mas também para toda a sua vida”, defende.
O treinamento também é bem avaliado pela presidente da Fundação Educacional de Brusque, professora Rosemari Glatz, Conforme ela, o estímulo à iniciação científica tem apresentado resultados positivos na formação dos jovens e a tendência é que o Colégio consiga ampliar e melhorar as iniciativas.
“O conhecimento científico beneficia não só os estudantes, em sua trajetória acadêmica e, futuramente, atuação profissional, como a comunidade, que passa a contar com cidadãos capazes de produzir, interpretar e aplicar conhecimento científico”, descreve.
Teoria e prática
Segundo a coordenadora pedagógica geral do Colégio UNIFEBE, Natália Gums, o número de encontros e atividades previstas até a feira deve auxiliar na assimilação dos conteúdos e na aplicação prática dos conceitos apresentados. Na avaliação dela, a formação tem sido uma oportunidade de formação continuada, que alinha a equipe docente da instituição com práticas pedagógicas e científicas.
“Acreditamos que essa capacitação fortalecerá ainda mais a qualidade do ensino no Colégio UNIFEBE, promovendo uma abordagem mais dinâmica e fundamentada no aprendizado dos nossos alunos”, indica. “Nossa expectativa é que, ao final do treinamento, nossos educadores se sintam ainda mais bem preparados para estimular a curiosidade científica e o pensamento crítico dos estudantes, impactando positivamente em projetos como a Feira Tecendo Conhecimento”, projeta.