notícias colégio
Notícias
18 de fevereiro de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvea

Colégio UNIFEBE inicia formação promovida pelo IBIC

Atividade voltada para iniciação científica contará com encontros presenciais e virtuais para professores, profissionais e estagiários

Ao longo de 17 encontros, professores, profissionais técnico-administrativos e estagiários do Colégio UNIFEBE, passam por um treinamento fornecido por professores do Instituto Brasileiro de Iniciação Científica (IBIC). A formação terá uma carga horária de 60 horas, com a participação de 27 representantes da UNIFEBE.

A atividade contará com orientações, dinâmicas e o compartilhamento de estratégias voltadas para auxiliar os educadores a pôr em prática a iniciação científica e a educação pela pesquisa. Conforme o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, o cronograma deve ser finalizado até a feira de ciências organizada na instituição, a Tecendo Conhecimento.

“É uma perspectiva muito interessante para a aprendizagem, porque, além de os alunos aprenderem o conteúdo, quando trabalhamos o educar pela pesquisa, eles aprendem a aprender”, descreve, em referência à maior capacidade de autonomia de pesquisa. A contribuição com a capacidade analítica do modelo apresentado pelo instituto também é ressaltada pelo diretor. “Isso é o mais importante, não somente para o conteúdo da sala de aula, mas também para toda a sua vida”, defende.

O treinamento também é bem avaliado pela presidente da Fundação Educacional de Brusque, professora Rosemari Glatz, Conforme ela, o estímulo à iniciação científica tem apresentado resultados positivos na formação dos jovens e a tendência é que o Colégio consiga ampliar e melhorar as iniciativas.

 

“O conhecimento científico beneficia não só os estudantes, em sua trajetória acadêmica e, futuramente, atuação profissional, como a comunidade, que passa a contar com cidadãos capazes de produzir, interpretar e aplicar conhecimento científico”, descreve.


Teoria e prática

Segundo a coordenadora pedagógica geral do Colégio UNIFEBE, Natália Gums, o número de encontros e atividades previstas até a feira deve auxiliar na assimilação dos conteúdos e na aplicação prática dos conceitos apresentados. Na avaliação dela, a formação tem sido uma oportunidade de formação continuada, que alinha a equipe docente da instituição com práticas pedagógicas e científicas.

“Acreditamos que essa capacitação fortalecerá ainda mais a qualidade do ensino no Colégio UNIFEBE, promovendo uma abordagem mais dinâmica e fundamentada no aprendizado dos nossos alunos”, indica. “Nossa expectativa é que, ao final do treinamento, nossos educadores se sintam ainda mais bem preparados para estimular a curiosidade científica e o pensamento crítico dos estudantes, impactando positivamente em projetos como a Feira Tecendo Conhecimento”, projeta.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

comunicacao.gestao@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Colégio Universitário de Brusque realiza Semana da Saúde
Destaque

Colégio Universitário de Brusque realiza Semana da Saúde


11 de outubro de 2019
Estudante do Colégio UNIFEBE conquista medalha de bronze na OBMEP
Destaque

Estudante do Colégio UNIFEBE conquista medalha de bronze na OBMEP


29 de fevereiro de 2024
Estudantes do Colégio UNIFEBE conquistam ouro, prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica
Colégio Universitário

Estudantes do Colégio UNIFEBE conquistam ouro, prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica


29 de novembro de 2024