O Colégio UNIFEBE está entre os 10 finalistas do Prêmio Liga Steam, iniciativa que premia projetos desenvolvidos por alunos e educadores com foco em sustentabilidade. Na edição deste ano do prêmio, as atividades devem ser realizadas com foco nas disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, que atuarão juntas, de forma transdisciplinar. Pelo menos 100 instituições de ensino de todo o país participaram do concurso desde o início.
O colégio vem desenvolvendo, com as turmas do 2º ano, um trabalho que visa melhorar a sustentabilidade ambiental em Brusque. A região do Vale do Itajaí, um dos polos têxteis e de vestuário no país, possui um alto número de indústrias e, consequentemente, de problemas ambientais. Foram analisados dados qualitativos e quantitativos para identificar os principais problemas ambientais do município. Em conjunto com os professores, os alunos propuseram soluções para reduzir a influência de fatores que comprometam a sustentabilidade de Brusque e criaram protótipos de equipamentos que minimizem os impactos ambientais na cidade.
Entre as ações desenvolvidas desde o pontapé inicial do projeto, estão a visita técnica a empresa Rio Vivo, que realiza tratamento de água e esgoto e a descida ao Rio Itajaí-Mirim, quando os alunos, com apoio da Defesa Civil de Brusque, identificaram de perto aspectos da água. Estão coordenando o projeto os professores Heitor Paloschi, Simone Sobiecziak e Jessica Leme Cano, além da professora Tamily Roedel, presidente do Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE.
De acordo com o professor Leonardo Ristow, diretor do Colégio UNIFEBE, estar entre os 10 melhores projetos em um concurso nacional é motivo de orgulho para a instituição. “Todas as ações que desenvolvemos nesses últimos meses estão recebendo um merecido reconhecimento em âmbito nacional, inclusive por pesquisadores e autores renomados na área. Esse projeto evidencia o quanto o colégio trabalha a transdisciplinaridade, o desenvolvimento de competências e o protagonismo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, além de estimular jovens a exercerem sua cidadania”, destaca o diretor Leonardo.
Premiação
O prêmio tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de projetos que possibilitem aos professores e estudantes aprofundarem seus estudos em temas relevantes à sociedade, principalmente com foco na Sustentabilidade e na Educação Ambiental, que servirão de contexto para o desenvolvimento de soluções para a comunidade escolar. A edição de 2022 tem como questão norteadora “Como podemos construir soluções para o desenvolvimento da sustentabilidade em nossa comunidade?”.
Os dez melhores projetos seguirão para a leitura e análise de uma banca de especialistas, que avaliarão as propostas, e os vencedores serão anunciados no dia 21 de novembro, no evento “Conexão Liga Steam”, realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, que contará com mesas-redondas e oficinas, além da cerimônia que premiará os melhores projetos.
A escola que terminar em primeiro lugar terá direito à implementação de um laboratório de tecnologia e inovação no valor de R$340 mil, além de um evento recreativo e educativo realizado com os estudantes premiados e kits presentes para educadores e estudantes da turma premiada.