A equipe Blue-Byte, do Colégio UNIFEBE, conquistou o título do Hackathon Shift Smart Cities, competição de inovação, tecnologia e empreendedorismo e que tem como objetivo abordar soluções para cidades inteligentes que evoluem na direção de uma forte integração de todas as dimensões da inteligência humana, coletiva e artificial. O evento foi realizado no campus de Brusque do Instituto Federal Catarinense (IFC) e reuniu 15 equipes de instituições de ensino da cidade.
O estudante William de Novaes, um dos integrantes da equipe, revela que a Blue-Byte desenvolveu um projeto para implementar iluminação de LED e flywheel’s (disco de inércia capaz de armazenar a energia mecânica atribuída a ela) em faixas de pedestre, objetivando diminuir o número de acidentes e atropelamentos. “Participar do evento foi uma grande experiência, pois houve um intercâmbio de ideias com outras equipes e alunos. Fomos os primeiros alunos do Colégio a participarem do Hackathon e logo na primeira participação conquistamos o título”, celebra o jovem. Além de William, integraram a Blue-Byte os alunos Leonardo Jibran Machiavelli, Victor Augusto Martins Fidelis, Pedro Henrique Stolfi e Ranieri Züge Souza.
De acordo com o professor Leonardo Ristow, diretor do Colégio UNIFEBE, a conquista evidencia o compromisso da instituição com um processo de ensino-aprendizagem mais ativo, dinâmico e focado no desenvolvimento de habilidades e competências para o mercado de trabalho e é consequência das ações que o Colégio vem desenvolvendo com foco em empreendedorismo. “O troféu conquistado simboliza todo nosso esforço para sermos um espaço de valorização do conhecimento e oferecermos ferramentas que incentivam nossos alunos a empreenderem. Conquistar esse título mostra que estamos no caminho certo”, enfatiza o diretor.
Por terem conquistado o título da competição, os alunos receberam medalhas e um troféu.