Inteligência emocional aliada à tecnologia. Este é o foco da atividade extracurricular desenvolvida com os estudantes do 2º ano do Colégio UNIFEBE, por meio do curso de Programação de Jogos. O curso de curta duração é realizado no contraturno das aulas, de forma gratuita, e tem como objetivo possibilitar que os alunos criem seu próprio jogo virtual e aprendam a observar qual inteligência eles têm com maior potencial.
Uma das fundadoras do Futura Ludum, empresa idealizadora da atividade, Tamize Pinotti Barros, destaca que a proposta é trabalhar os conceitos de inteligência emocional com os jovens do ensino médio, aliando ensinamento de tecnologia. Com a “mão na massa”, os estudantes receberam um desafio e devem pesquisar, estudar e desenvolver habilidades em programação.
“Com essa metodologia ativa de ensino nós queremos que eles criem mais intimidade com a programação, deixem fluir sua criatividade e se tornem mais do que consumidores de tecnologia. Eles se veem como protagonistas de um projeto pensado por eles”, enfatiza Tamize.
A estudante do 2º ano do Colégio UNIFEBE, Lara Cane, foi uma das alunas que se inscreveu para participar da atividade extracurricular. “A proposta do curso é muito interessante, pois acrescentará muito para o meu currículo e, principalmente, para o meu desenvolvimento pessoal e nas áreas da tecnologia”, complementa Lara.
De acordo com o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Claudemir Aparecido Lopes, a instituição tem buscado ir além com atividades no contra turno. “Antes de abrir as inscrições, conversamos com alunos para entender o interesse deles na temática e, com certeza, foi surpreendente a aceitação deles em expandir seus conhecimentos fora do horário de aula”, conclui Claudemir.
O curso de Programação de Jogos será realizado em sete encontros, divididos entre atividades presenciais e virtuais. Os estudantes participantes receberão certificado de conclusão.