Durante o mês de fevereiro, os alunos do 1º ano do Colégio UNIFEBE viajaram no tempo e realizaram visitas à Villa Renaux, casarão histórico de Brusque, localizada no Primeiro de Maio e que foi lar do Cônsul Carlos Renaux em seus últimos anos de vida. A ideia é utilizar o local como objeto de estudos para os componentes curriculares de Tecnologia Digital, Literatura e Diálogos Juvenis, Produção Cultural e Oficina de Textos, A Matemática, Ser Humano e a Natureza, Sociedade, Cidadania e Direitos Humanos e Investigação no Mundo da Ciência, Saúde e Qualidade de Vida, com os professores Odair Groh, Francine Sens, Suy Mey Schumacher Moresco, Simone Sobiecziak, Dagoberto Port e Paulo César de Carvalho Jacó.
Os docentes do Colégio irão desenvolver projetos nas trilhas de aprendizagem e nos itinerários formativos dos primeiros anos, por meio de análises e representação e identidade sociocultural da região de Brusque. Cada professor abordará a temática dentro de seu itinerário.
De acordo com a professora Simone Sobiecziak, os alunos identificarão elementos que chamaram sua atenção no local para desenvolver os trabalhos. “Vamos trabalhar com a perspectiva da aprendizagem ativa. Os estudantes farão seus projetos de acordo com suas áreas de interesse. A Villa Renaux é um local muito importante para a história de Brusque e região e pela força da indústria têxtil na cidade nós decidimos estudar a história do Cônsul Carlos Renaux, que foi o precursor do segmento no município”, explica a professora.
O estudante Luiz Felipe Konopka ressalta a importância da visita e a possibilidade de conhecer pessoalmente a história que antes só havia lido em livros e jornais. “Como não vivenciamos essa época, às vezes é difícil imaginar como eram as coisas naqueles tempos. Estando lá, tivemos a oportunidade de conhecer melhor a história, e o passeio foi um estímulo para estudarmos ainda mais o passado de nossa cidade”, elogia Luiz Felipe.
Relação com o Novo Ensino Médio
A ideia dos projetos vai de acordo com a proposta do Novo Ensino Médio de atender às necessidades e expectativas dos estudantes, sendo um período de formação no qual haja maior engajamento e protagonismo estudantis. Nessa ótica, procura desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para que os jovens possam ser capazes de lidar com as adversidades e desafios da vida de forma responsável, sustentável nas suas várias dimensões.
O professor Claudemir Aparecido Lopes, diretor do Colégio UNIFEBE, afirma que com a atividade haverá uma integração entre vários componentes curriculares, além de ser uma forma de valorizar a cultura e a história da sociedade por meio da integração entre o conhecimento e o dia a dia dos estudantes. “A partir desse objeto de conhecimento, que é a Villa Renaux, os alunos realizarão pesquisas e terão acessos a artigos e livros publicados, tendo logo no primeiro ano contato com a iniciação científica. A ideia é levarmos os estudantes para a realidade e essas situações existenciais da sociedade se tornarem fenômenos de estudo partindo da prática”, finaliza o diretor Claudemir.