O trabalho “Análise e Pesquisa Referente ao Asteroide 16 Psyque”, dos alunos Fernanda Lira e Felipe Waldrigues, do Colégio UNIFEBE, foi premiado na categoria “Comunicação Oral”, na 37ª Feira Catarinense de Matemática, realizada em Timbó. O projeto dos estudantes já havia recebido uma premiação entre os melhores trabalhos na Feira Regional, realizada em Brusque, no mês passado.
O evento teve como objetivo incentivar, divulgar, e proporcionar aos participantes uma experiência extracurricular de relevância para sistematizar, além de implementar os projetos e programas de Educação Científica dos estudantes e professores. Ao todo, foram apresentados120 trabalhos, de instituições de ensino de diversas regiões do estado.
Fernanda revela que o trabalho foi um dos mais procurados pelos visitantes da feira. “Levamos óculos de realidade virtual (RV) e uma impressora 3D, o que deixou o projeto ainda mais atrativo. Foram dias de muito aprendizado, durante os quais pudemos compartilhar experiências com alunos de outros estandes, que tratavam dos mais diferentes temas e eram de outras cidades. Representar o Colégio UNIFEBE em um evento tão importante é motivo de orgulho”, comemora a aluna.
As cortinas que decoraram o estande dos alunos na feira foram costuradas por acadêmicas do curso de Design de Moda da UNIFEBE, e os estudantes receberam orientações de profissionais de Engenharia Mecânica da instituição para operarem a impressora 3D, que imprimiu protótipos de asteroide como uma lembrança para os avaliadores. A professora de Matemática e coordenadora do projeto Simone Sobiecziak elogia o trabalho dos alunos. “Esse prêmio foi o reconhecimento a todo esforço e dedicação dos estudantes no desenvolvimento do trabalho, os faz aprimorar habilidades como capacidade de argumentação oral e os insere no meio acadêmico”, aponta a professora.