notícias colégio
Notícias
23 de novembro de 2021
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Alunos do Colégio UNIFEBE participam de palestra sobre debates

Ideia é implementar grupos de debate na instituição para os próximos anos

Estudantes de todas as turmas do Colégio UNIFEBE participaram na última semana de uma palestra com os alunos fundadores da sociedade de debates do Colégio São Luiz, Ana Alice Kohler, Clarissa Andrade, Vitória Gomes e Miguel Ribeiro, aluno do Colégio UNIFEBE. O objetivo da conversa foi difundir o debate competitivo, criando uma cultura de debates nas escolas da região. Os estudantes que proferiram a palestra são autores de um ebook, organizado pelo professor Guilherme Augusto Hilário Lopes, que será lançado no primeiro semestre de 2022 pela editora UNIFEBE, intitulado “O debate é preciso: reflexões acerca do debate”. Por meio do livro, os autores se propõem a pensar o debate sob vários aspectos, trazendo contribuição às regras do debate competitivo. Além do professor Guilherme, a atividade foi conduzida pelo professor Luiz Deschamps.

De acordo com o professor, os debates trazem várias vantagens aos estudantes em sua formação e a ideia é em breve implementar um grupo de debates no Colégio UNIFEBE. “A capacidade de desenvolver um argumento que siga uma linha lógica de forma verbalizada em um tempo determinado é a principal ferramenta desenvolvida. As habilidades que esses jovens adquirem podem ser utilizadas em praticamente todos os aspectos de suas vidas, desde as redações em ambiente escolar até no diálogo cotidiano com amigos e familiares. A prática do debate permite aos estudantes romperem as fronteiras físicas da escola, pois o debate possibilita o contato com um mundo diferente, em que esses alunos são incentivados a discutir acerca de grandes temas recorrentes na sociedade contemporânea”, detalha.

A Sociedade de Debates do Colégio São Luiz surgiu em junho deste ano, e já participou de campeonatos de debate. De acordo com Clarissa Dias, uma das idealizadoras, os membros se reúnem semanalmente para discutirem variados temas e explanar as diretrizes do debate competitivo para os alunos interessados. “Nosso objetivo é promover o raciocínio lógico, a oratória e a construção argumentativa dos estudantes, debatendo sobre diversos temas, por exemplo, economia, relações internacionais, literatura, cultura pop, sociedade e meio ambiente. O debate é uma ferramenta essencial para que possamos fomentar uma sociedade mais tolerante e plural, já que faz com que seus participantes escutem e valorizem opiniões e visões contrárias as suas”, sustenta Clarissa.

Aluna do 2º ano, Ana Mayra Kohler acredita que o intercâmbio entre os alunos dos dois colégios é algo que acrescentará na formação dos estudantes. “Foi algo muito interessante para todos. Vivemos em um mundo onde o debate de ideias se faz presente. Saber como defender a sua e entender a do outro de uma forma politicamente correta é algo que pode render bons frutos em nossas vidas”, opina Ana.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

comunicacao.gestao@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Alunos do Colégio UNIFEBE participam de palestra sobre debates
Empreendedorismo

Alunos do Colégio UNIFEBE participam de palestra sobre debates


23 de novembro de 2021
Projeto África Sem Estereótipos incentiva estudantes a desmistificar preconceitos sobre o continente
Cultura

Projeto África Sem Estereótipos incentiva estudantes a desmistificar preconceitos sobre o continente


04 de maio de 2020
Estudantes do Colégio UNIFEBE terão aulas de Espanhol integradas à matriz curricular
Colégio Universitário

Estudantes do Colégio UNIFEBE terão aulas de Espanhol integradas à matriz curricular


02 de fevereiro de 2022