notícias colégio
Notícias
13 de dezembro de 2021
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Alunos do Colégio UNIFEBE participam de feira estadual de Matemática

Projetos desenvolvidos pelos estudantes foram avaliados e poderão ser premiados

Cinco trabalhos de alunos do Colégio UNIFEBE selecionados durante a Feira Municipal de Matemática, participaram da etapa estadual da Feira, a 36ª na história do evento, que ocorreu nos dias 2 e 3 de dezembro, de forma online e os trabalhos foram avaliados por uma comissão avaliadora. Preliminarmente, os projetos foram apresentados aos avaliadores pelo YouTube, para que em seguida, os alunos fossem submetidos a questionamentos sobre os trabalhos.

A professora de Matemática Simone Sobiecziak diz que o objetivo da feira foi incentivar, divulgar e socializar as experiências, pesquisas e atividades matemáticas. “Acredito que foi algo que despertou nos estudantes maior interesse no processo de aprendizagem da disciplina, a transformou em ciência construída por eles próprios e mediadas pelos professores. Os alunos realizaram os trabalhos de acordo com suas afinidades e interesses e o resultado foram projetos muito qualificados”, elogia a professora Simone.

O estudante William de Novaes e seu grupo desenvolveram um trabalho que busca criar uma dieta para o restaurante da UNIFEBE. Essa dieta teria um menor nível de colesterol e um menor custo. “Fizemos um formulário e enviamos para os colegas do colégio para saber as preferências alimentares de cada um. Depois, através dos métodos de fuzzificacão e defuzzificacão, coletamos as respostas qualitativas e com esses métodos transformamos em quantitativas. Foi utilizado o Excel para fazer os cálculos através das fórmulas validadas e também tomamos como base uma dissertação de mestrado”, revela William.

A 36ª Feira Catarinense de Matemática foi constituída por trabalhos oriundos de várias regiões de Santa Catarina. Finalizado o processo de avaliação, cada trabalho foi premiado em destaque, indicando a ênfase em algum critério no qual mais se destacou como comunicação oral e/ou escrita dos expositores, domínio do conteúdo matemático, qualidade científico-social, relevância científica e relevância social. Todos os alunos expositores e professores orientadores receberam certificado de participação e os melhores trabalhos serão indicados para participarem da Feira Nacional. O resultado final será anunciado no dia 15 deste mês.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

comunicacao.gestao@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Colégio UNIFEBE promove Dia do Diferente de Carnaval
Geral

Colégio UNIFEBE promove Dia do Diferente de Carnaval


21 de fevereiro de 2020
Inovação e Empreendedorismo é tema da terceira edição do Conversa com Empreendedor do Colégio UNIFEBE
Empreendedorismo

Inovação e Empreendedorismo é tema da terceira edição do Conversa com Empreendedor do Colégio UNIFEBE


22 de abril de 2021
Série da Netflix é tema de roda de conversa no Colégio UNIFEBE
Destaque

Série da Netflix é tema de roda de conversa no Colégio UNIFEBE


03 de setembro de 2021