22 de outubro de 2021
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Alunos do Colégio UNIFEBE participam de aula de aikido

Arte Marcial japonesa transmite valores como disciplina e cooperação entre os praticantes

Na última semana, os alunos do Colégio UNIFEBE tiveram uma aula demonstração de aikido, arte marcial japonesa desenvolvida com o objetivo de que seus praticantes possam se defender a si próprios a partir do ataque adversário. O aikido é exercido por meio da combinação de movimentos atacantes, redirecionando a força adversária em vez de combatê-la diretamente. A atividade foi proposta pelo professor Dagoberto Port, da
disciplina de Biologia, praticante da arte marcial e coordenada pelo sensei Fernando Fiedler, faixa preta em aikido.

O professor Dagoberto explica que o aikido não é competitivo, já que não existem campeonatos, por exemplo. A principal ideia é estimular a colaboração entre os estudantes.“Como não há competição, a ideia não é ser melhor do que o outro, e sim tornar-se melhor com o outro. É uma arte marcial muito inclusiva e todos podem participar, não havendo restrições de idade, gênero, biotipo, eventuais deficiências físicas ou intelectuais, entre outras. Acredito que tudo isso vai de acordo com os princípios do Colégio UNIFEBE”, sustenta o professor.

Aluna do 1º ano, Manuela Marina Ferreira, destaca a importância do aikido devido ao foco na disciplina e concentração. “São elementos fundamentais para a fase da vida em que nos encontramos. Os exemplos demonstrados na aula foram bem práticos e nos dão também uma noção de defesa pessoal”, elogia Manuela.

Colégio UNIFEBE tem medalhista de prata em Olimpíada Nacional Feminina de Química

06 de novembro de 2023
Colégio UNIFEBE é a 2ª escola de Brusque com o melhor desempenho no Enem 2019

Colégio UNIFEBE é a 2ª escola de Brusque com o melhor desempenho no Enem 2019