O Rococó é um movimento artístico que nasceu na França e que se desenvolveu de forma progressiva entre os anos de 1730 e 1760, aproximadamente. O termo vem da palavra francesa rocaille, que significa “monte de pequenas pedras”, e é associado também a forma decorativa de incrustação de conchas e de pedrinhas irregulares numa parede de pedra, usada, por exemplo, na decoração de grutas artificiais.
Pensando nisso, a professora Alice Hoffmann Knihs, responsável pela disciplina de Artes no Colégio UNIFEBE, realizou com o 2º ano uma atividade que consistia em customizar um objeto do cotidiano dos estudantes com características do movimento. Objetos como sapatos, canecas, portas- retratos, espelhos, potes e caixas receberam decorações no estilo do Rococó. As peças estão expostas no 2º piso do colégio.
“Foi uma arte com detalhes que imitavam conchas e a natureza. Tinha um estilo que caiu nas graças da nobreza da época. Ao estudar o Rococó, os alunos aprendem sobre uma importante época artística e cultural, bem como sobre a história e a sociedade da época. Isso os auxilia a expandir o próprio conhecimento sobre diferentes culturas e períodos históricos”, detalha a professora Alice.
O aluno João Guilherme Schiocchet customizou um pote. Ele conta que a atividade foi divertida e que aprendeu muito sobre a cultura e a história da época, o que o ajudou a entender melhor como as pessoas viviam e pensavam naquele tempo. “Foi muito legal aplicar as técnicas e os elementos do Rococó nos objetos e também ver o trabalho final dos outros colegas. Espero que mais atividades como essa sejam desenvolvidas”, afirma.