Um dos itinerários do novo Ensino Médio oferecido aos alunos do Colégio UNIFEBE é voltado especialmente para a Educação Financeira. A inserção desse assunto no currículo proporciona a aproximação do aprendizado escolar para a vida cotidiana e incentiva os estudantes a desenvolver, desde cedo, uma relação responsável com seus recursos financeiros.
Os alunos que estão na segunda série do Ensino Médio, e optaram por esse itinerário desde a primeira, já estão cursando o terceiro semestre, já que a disciplina é ofertada semestralmente. No primeiro semestre, eles estudaram sobre planejamento financeiro e hábitos de consumo, orçamento familiar e planilhas eletrônicas. Já no segundo semestre, exploraram assuntos relacionados a financiamentos, os tipos existentes, cálculos de juros e a estatística relacionada a esse assunto. Agora, no terceiro semestre, o assunto abordado é educação fiscal, tributos e cidadania.
Aproveitando a oportunidade, a professora Simone Sobiecziak levou os alunos até a biblioteca da instituição para que tivessem um primeiro contato com a Constituição Federal, já que os artigos 145 a 162 da Carta Magna organizam o sistema tributário nacional. Na ocasião, os estudantes puderam manusear o documento, conhecer sua estrutura e ler os artigos de interesse.
Após o primeiro contato com o assunto de tributos, por meio de uma parceria com o curso de Direito, a professora Gislaine Carpena, que ministra a disciplina de Direito Tributário, foi até o Colégio UNIFEBE para uma aula, quando expôs a organização do sistema tributário, explicou regras e leis, e as espécies tributárias.
A aluna Fernanda Lira considera que a conversa com uma docente da Graduação a auxiliou na fixação do conteúdo e no desenvolvimento de um trabalho. “Tudo foi explicado de forma extremamente didática e nos fez entender um pouco mais sobre o quão complexas são as leis tributárias, além de sanar nossas dúvidas mais recorrentes. Acredito que essa aproximação de cursos da UNIFEBE com a nossa matéria de Educação Financeira é muito bem-vinda, porque nos permite conhecer um pouco mais sobre a área e como ela se relaciona com nosso aprendizado atual”, elogia.
De acordo com a professora Simone, a presença da professora Gislaine no Colégio empolgou os alunos e proporcionou um importante momento de aprendizado para eles, além de possibilitar a interlocução entre o Ensino Médio e a Graduação. “Os estudantes demonstraram um enorme interesse pelo assunto. Fizeram inúmeras perguntas e comentários durante as aulas. Eles perceberam a importância de relacionar os assuntos estudados na escola com a vida cotidiana, já que os tributos influenciam a vida de todas as pessoas. Levar temas como esse para dentro das salas de aula se alinha à demanda contemporânea da escolarização de nível básico”, salienta a professora.
A professora Gislaine afirma que proporcionar aos estudantes uma noção básica acerca do Sistema Tributário, contribui para a formação de cidadãos capazes de compreender a função social dos tributos. “Além disso, serve para reconhecer quais estão mais presentes no dia a dia, o quanto afetam a vida de cada pessoa, despertando-os para uma consciência crítica a respeito do pagamento e retorno social dos tributos e seu impacto na vida de cada cidadão, motivando-os para o exercício da cidadania plena”, finaliza.