notícias colégio
Notícias
17 de fevereiro de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Alunos do Colégio UNIFEBE aliam teoria à prática com atividades dinâmicas de Física

Construção de um circuito elétrico e projeto envolvendo culinária foram realizados pela professora da disciplina

Nessa semana, os alunos Colégio UNIFEBE aprenderam Física de uma forma diferente. A professora Jéssica Leme Cano organizou atividades que fizeram os alunos colocarem “a mão na massa”, com as turmas do 2º ano e do Terceirão.

Os circuitos elétricos simples e em série foram abordados por meio de uma atividade desenvolvida na qual os estudantes do Terceirão construíram luminárias utilizando ferramentas como alicate, chave Philips, fio encapado, bocal, plug e lâmpada led, componentes que fazem parte de um circuito elétrico simples. Foram ressaltados todos os cuidados necessários para o manuseio dos itens.

De acordo com a professora Jéssica, esse tipo de atividade desperta um interesse maior dos alunos pela disciplina. “Quando eles observam, tocam e participam ativamente do processo, eles conseguem desenvolver habilidades, como resolução de problemas, reconhecimento de riscos e cuidados elétricos, além de auxiliar na compreensão das variáveis como corrente e resistência elétrica e voltagem”, sustenta.

O aluno Felipe Reis considera que a atividade fez com que os estudantes adquirissem um pouco de experiência sobre elétrica. “Foi um momento descontraído, mas ao mesmo tempo, de muito aprendizado. Fomos desafiados a criar um cordão com três ou mais lâmpadas, formando assim um circuito em série, e pondo a lâmpada para acender. É satisfatório poder ver tudo funcionando após todo o processo e poder dizer que fomos nós que fizemos”, afirma o jovem.

Uma das perguntas norteadoras aos estudantes foi: conectando mais de uma lâmpada ao mesmo circuito em série, o brilho das lâmpadas é o mesmo de quando ela é conectada individualmente? Se há diferença, por que isso acontece? Essas e outras questões serão discutidas e analisadas em sala para que então, as aulas possam ir para as próximas etapas: circuito paralelo e circuito misto, que seguem a mesma proposta.

Física na Culinária

Outra atividade realizada foi o projeto “Física na Culinária”, que surgiu com o desenvolvimento da dissertação de mestrado em Ensino de Física da docente. As atividades planejadas para o projeto estão organizadas em uma sequência didática de seis aulas, baseada em práticas e experimentos associados a utensílios manuais da cozinha, como facas, espremedores, pegadores e tesouras, e aos conceitos de torque, pressão, resistência dos materiais e explorando ainda o equilíbrio do corpo extenso e princípio de pascal.

As duas turmas do 2ºano utilizaram o espaço de convivência do Colégio para produzirem uma salada de frutas, utilizando diferentes tipos de facas, e ao final tinham que compará-las em relação a tamanho, afiação, e também a facilidade ou dificuldade em cortar cada uma das frutas. “Além de trazer um momento prazeroso e divertido, com um bônus de comer a salada de fruta, a atividade traz uma reflexão sobre os utensílios culinários e uma atenção à intencionalidade na criação de cada um deles e suas finalidades”, explica a professora Jessica.

Conforme a docente, as práticas do “Física na Culinária” são levadas para a sala de aula, para que os alunos discutam as características de acordo com suas finalidades e então aplicar as Leis Físicas ali presentes. “Afinal, existe a faca certa? Como devemos manuseá-las? Essas foram questões que abordamos nessa primeira etapa. Na próxima etapa faremos uma atividade experimental relacionando Torque e o comprimento das facas, em seguida, análise matemática do aparato experimental, estudo e aplicações de alavancas por meio de outros utensílios manuais de cozinha e por fim, nas duas últimas aulas, experimentos sobre pressão e resistência dos materiais”, detalha.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

comunicacao.gestao@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

FEBE lança concurso para escolha do hino institucional
Cultura

FEBE lança concurso para escolha do hino institucional


27 de novembro de 2020
Protótipos desenvolvidos no Colégio UNIFEBE buscam alternativas de mitigação dos efeitos dos desastres naturais
Sustentabilidade

Protótipos desenvolvidos no Colégio UNIFEBE buscam alternativas de mitigação dos efeitos dos desastres naturais


04 de dezembro de 2023
Programação do Colégio UNIFEBE reúne pais e responsáveis para momento de práticas de autocuidado

Programação do Colégio UNIFEBE reúne pais e responsáveis para momento de práticas de autocuidado


13 de junho de 2024