Nessa semana, os alunos Colégio UNIFEBE aprenderam Física de uma forma diferente. A professora Jéssica Leme Cano organizou atividades que fizeram os alunos colocarem “a mão na massa”, com as turmas do 2º ano e do Terceirão.
Os circuitos elétricos simples e em série foram abordados por meio de uma atividade desenvolvida na qual os estudantes do Terceirão construíram luminárias utilizando ferramentas como alicate, chave Philips, fio encapado, bocal, plug e lâmpada led, componentes que fazem parte de um circuito elétrico simples. Foram ressaltados todos os cuidados necessários para o manuseio dos itens.
De acordo com a professora Jéssica, esse tipo de atividade desperta um interesse maior dos alunos pela disciplina. “Quando eles observam, tocam e participam ativamente do processo, eles conseguem desenvolver habilidades, como resolução de problemas, reconhecimento de riscos e cuidados elétricos, além de auxiliar na compreensão das variáveis como corrente e resistência elétrica e voltagem”, sustenta.
O aluno Felipe Reis considera que a atividade fez com que os estudantes adquirissem um pouco de experiência sobre elétrica. “Foi um momento descontraído, mas ao mesmo tempo, de muito aprendizado. Fomos desafiados a criar um cordão com três ou mais lâmpadas, formando assim um circuito em série, e pondo a lâmpada para acender. É satisfatório poder ver tudo funcionando após todo o processo e poder dizer que fomos nós que fizemos”, afirma o jovem.
Uma das perguntas norteadoras aos estudantes foi: conectando mais de uma lâmpada ao mesmo circuito em série, o brilho das lâmpadas é o mesmo de quando ela é conectada individualmente? Se há diferença, por que isso acontece? Essas e outras questões serão discutidas e analisadas em sala para que então, as aulas possam ir para as próximas etapas: circuito paralelo e circuito misto, que seguem a mesma proposta.
Física na Culinária
Outra atividade realizada foi o projeto “Física na Culinária”, que surgiu com o desenvolvimento da dissertação de mestrado em Ensino de Física da docente. As atividades planejadas para o projeto estão organizadas em uma sequência didática de seis aulas, baseada em práticas e experimentos associados a utensílios manuais da cozinha, como facas, espremedores, pegadores e tesouras, e aos conceitos de torque, pressão, resistência dos materiais e explorando ainda o equilíbrio do corpo extenso e princípio de pascal.
As duas turmas do 2ºano utilizaram o espaço de convivência do Colégio para produzirem uma salada de frutas, utilizando diferentes tipos de facas, e ao final tinham que compará-las em relação a tamanho, afiação, e também a facilidade ou dificuldade em cortar cada uma das frutas. “Além de trazer um momento prazeroso e divertido, com um bônus de comer a salada de fruta, a atividade traz uma reflexão sobre os utensílios culinários e uma atenção à intencionalidade na criação de cada um deles e suas finalidades”, explica a professora Jessica.
Conforme a docente, as práticas do “Física na Culinária” são levadas para a sala de aula, para que os alunos discutam as características de acordo com suas finalidades e então aplicar as Leis Físicas ali presentes. “Afinal, existe a faca certa? Como devemos manuseá-las? Essas foram questões que abordamos nessa primeira etapa. Na próxima etapa faremos uma atividade experimental relacionando Torque e o comprimento das facas, em seguida, análise matemática do aparato experimental, estudo e aplicações de alavancas por meio de outros utensílios manuais de cozinha e por fim, nas duas últimas aulas, experimentos sobre pressão e resistência dos materiais”, detalha.