09 de agosto de 2021
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Alunos do 2º ano do Colégio UNIFEBE desenvolvem pesquisas com dados estatísticos

Atividade na aula de matemática possibilitou que estudantes pesquisassem sobre diversas áreas

Na manhã de segunda-feira (2), os alunos do 2º ano do Colégio UNIFEBE desenvolveram uma atividade cujo objetivo era trabalhar informações com dados estatísticos e que foi orientada pela professora Simone Sobiecziak, da disciplina de Matemática.

A proposta do trabalho era produzir uma pesquisa quantitativa, qualitativa ou quanti-qualitativa com tema a ser escolhido pelos alunos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entre os assuntos pesquisados pelos alunos estavam Meio Ambiente, Economia, Saúde, Cidadania, Direitos Humanos, Diversidade Cultural e Ciência e Tecnologia.

Os estudantes coletaram dados sobre esses temas com a ferramenta Google Forms e criaram gráficos e tabelas para serem analisados. “Esse projeto irá se estender para o próximo trimestre e realizaremos interdisciplinaridade com outras matérias. A professora de Português, por exemplo, irá cobrar redações de forma dissertativa e argumentativa tendo como tema os resultados encontrados nas pesquisas”, revela a professora Simone.

A professora de Matemática conta que alguns critérios foram repassados aos alunos para a realização dos trabalhos. “Após a escolha do tema, eles tiveram que delimitar um assunto de interesse do pesquisador, refletindo sobre quais aspectos poderiam investigar a respeito da temática escolhida, qual a população a ser observada e as variáveis envolvidas. No questionário, as perguntas tinham que ser formuladas de forma clara e concisa, para que no momento da resposta não houvesse dúvida. Além disso, foi orientado para que não incluíssem muitas questões a fim de não desmotivar os possíveis pesquisados a participarem da pesquisa”, detalha Simone.

A aluna Carolina Gerlach Pacheco escolheu o trânsito como tema de seu questionário. De acordo com ela, durante a pesquisa, foi possível identificar a importância desse trabalho no desenvolvimento da sociedade. “Esse tipo de pesquisa que promove resultados diretamente da população é um meio prático e criativo de reconhecer problemas a serem resolvidos. As pesquisas deveriam ser mais utilizadas para a maior participação da população em várias áreas, como política e economia”, opina a estudante.

Educação Financeira é tema de minicurso do Projeto de Empreendedorismo

Educação Financeira é tema de minicurso do Projeto de Empreendedorismo

25 de março de 2021
1º Conversa com Empreendedor do ano recebe esteticista guabirubense